Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria promove primeiro encontro do Fórum do Setor Privado e Meios de Comunicação nos Desastres

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Objetivo é que iniciativas sejam mensais com representantes destes setores de Santa Maria para aprendizado e engajamento

JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

A Prefeitura promoveu o Fórum do Setor Privado e Meios de Comunicação nos Desastres, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).

Este primeiro encontro, que ocorreu na noite desta quarta-feira (31), teve foco em apresentar o Programa Santa Maria Resiliente e em como o setor privado e de veículos de comunicação podem auxiliar na reconstrução da cidade após desastres meteorológicos.

Os presentes participaram de dinâmicas ministradas pelo CEO da Hopeful Brasil, Abner de Freitas. A Hopeful é a empresa que auxilia a Prefeitura na elaboração e atualização do Plano de Contingência do Município.

Nas atividades, Abner citou exemplos de situações de participação do setor privado e da imprensa em outros desastres registrados pelo mundo, como o terremoto na Turquia em 2023. Ele pontuou os pontos positivos e negativos de algumas atuações e explicou a importância de todos os setores estarem alinhados mesmo antes de qualquer acontecimento.

Reforçou que o Fórum é uma boa maneira de integrar poderes públicos, setor privado e imprensa para planejamento de ações aos desastres naturais ou outras ocorrências significativas ao Município.

O objetivo é que o Fórum promova, gratuitamente, encontros mensais com representantes destes setores de Santa Maria para aprendizado e engajamento em caso de desastres. O Fórum é voltado a empresários, lideranças de instituições representativas e imprensa. O próximo encontro deve ocorrer em agosto, ainda sem data e local definidos.

SANTA MARIA RESILIENTE

O programa é um compromisso para desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem. Visa criar uma abordagem holística para fortalecer a Resiliência Comunitária em todos os níveis.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn