Paralelo 29

EDITORIAL: As fontes de financiamento do Paralelo 29 e a campanha eleitoral

Estamos em mais uma campanha eleitoral e é natural que surjam comentários a respeito da postura dos veículos de comunicação. Por isso, o Paralelo 29 faz alguns esclarecimentos aos seus leitores e aos santa-marienses, de forma geral.

Primeiro, o site Paralelo 29, que surgiu em 2020, em meio a uma campanha para a Prefeitura e Câmara de Vereadores, teve seu primeiro grande desafio já no ano de seu nascimento. Cubrimos as eleições de 2020 e nos afirmamos enquanto veículo de comunicação.

Com o decorrer do tempo, o Paralelo 29 deixou de ser apenas um site para se transformar também em agência de produção de conteúdo. Produzimos os mais diversos tipos de conteúdo: esportivos, policiais, econômicos, políticos, culturais e de entretenimento.

Em nossas produções alternamos esses conteúdos, que são divulgados no site e em nossas redes sociais. Criamos, também, um podcast, o Estação 29, hoje uma referência em Santa Maria e região. Não raramente, pessoas dos mais diversos segmentos procuram o Paralelo 29 para participar do Estação 29.

Recentemente, produzimos uma série especial com todos os pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria que estavam com seus nomes colocados até então. Apenas dois não compareceram, justificando as ausências, sendo que apenas um permaneceu na disputa.

Divulgamos 10 recortes das entrevistas de cada concorrente. Nossa cobertura tem procurado dar o equilíbrio necessário à campanha eleitoral sem favorecer ou desmerecer esta ou aquela candidatura. Entendemos que o processo democrático deve ter esse equilíbrio e isenção de cobertura dos veículos de comunicação em respeito ao público, que é diverso e plural.

Diante disso, afirmamos e reiteramos que o Paralelo 29 não tem candidatos ou candidatas. Portanto, não apoia nenhuma candidatura seja para a Prefeitura, seja para a Câmara de Vereadores. As preferências individuais de seus integrantes são devidamente respeitadas, mas não interferem no conteúdo editorial de forma a favorecer algum concorrente.

O Paralelo 29 tem princípios e valores que defende, o que não significa alinhar-se a esta ou aquela candidatura.

Como são princípios universais, entre eles a defesa da democracia, acreditamos que todos os concorrentes primam por esses valores, que incluem liberdade de imprensa e de expressão.

Dito isto, é bom reforçar que o Paralelo 29 é um empreendimento privado na área de comunicação. Sendo assim, sua principal fonte de receita é a propaganda. Ou seja, os recursos vêm de anunciantes que oferecem seus produtos e serviços nas plataformas do site.

Atualmente, nossos anunciantes são todos da iniciativa privada. Participamos dos leilóes do Google, que enviam anúncios de empresas para os sites habilitados. E há outras formas de monetização bancadas pelas plataformas digitais que remuneram por conteúdo.

Não recebemos nenhum recurso dos governos federal, estadual e municipal. Também não recebemos nenhuma verba do Congresso Nacional, da Assembleia Legislativa ou da Câmara de Vereadores. Tampouco recebemos valores de ministros, deputados, prefeitos ou vereadores.

Não somos contra veículos de comunicação receberem verba pública para divulgar publicidade e propaganda de instituições públicas e governamentais.

Futuramente, o Paralelo 29 irá se habilitar em todas as esferas – públicas e privadas, como qualquer prestador de serviço. Ou seja, toda forma de publicidade – pública ou privada -, dentro dos critérios editoriais do Paralelo 29, será aceita.

No entanto, tudo será feito de forma transparente, dentro das normas legais. E, mais que isso, continuaremos mantendo nossos princípios e nossa independência editorial.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn