Dirigente sindical alerta para risco de motins e fugas na Penitenciária Estadual de Santa Maria
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) tem apenas 13 agentes por plantão, para vigiar 741 presos. A denúnciá foi feita pelo presidente do Sindicato da Polícia Penal do Rio Grande do Sul (Sindppen-RS), Cláudio Dessbesell, nesta terça-feira (6).
Dessbesell esteve em Santa Maria para visitar a Pesm e o Presidio Regional de Santa Maria. Em vídeo divulgado em suas redes sociais o dirigente sindcal afirmou que não é atribuição dos agentes penitenciários assumir as guaritas de presídios e penitenciárias gaúchas á que a polícia penal ainda não foi regulamentada no Estado.
Segundo o líder sindical, na Pesm não há efetivo suficiente para assumir as muralhas. Dessbesell fez um alerta para o risco de motins e fugas na casa prisional de Santa Maria.
“Esta irregularidade tem causado danos gravíssimos aos colegas, pois está diminuindo o número de servidores na segurança interna dos presídios e a nossa grande preocupação é a integridade física deles. E, se ocorrerem motins ou fuga em massa, quem pagará é a sociedade pela péssima gestão pública”, diz o sindicalista.