Paralelo 29

Fogo Simbólico da Semana da Pátria já tremula em Santa Maria

Foto: Samuel Marques, SEC, PMSM

Atividade oficial ocorreu no Parque Regional de Manutenção com a participação de autoridades na manhã desta terça-feira (20)

As celebrações das tradicionais datas que marcam o mês de setembro tiveram início na manhã desta terça-feira (20), em Santa Maria, com a solenidade de acolhida da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e Acendimento.

A atividade oficial ocorreu no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), no Bairro Juscelino Kubistchek, região Oeste da cidade, com a participação de autoridades na manhã desta terça-feira (20).

Em 1º de setembro, ocorre a abertura da Semana da Pátria (confira mais abaixo), culminando com o desfile de 7 de Setembro ao longo da Avenida Medianeira. As celebrações são organizadas pela Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2024.

No início do ato, a tropa prestou honras militares ao general de Brigada e comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Marcus Augusto Bastos Neuvald, ao coronel e diretor do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, Jason Ferrari Risso, e aos convidados. Na sequência, foi entoado o Hino Nacional pela banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

O momento mais aguardado da solenidade foi a Acolhida do Fogo Simbólico da Pátria. Claudio Scherer, do Grupo Os Legendários, Liga de Defesa Nacional, conduziu o fogo e entregou para o general Neuvald que, acompanhado do coronel Risso e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), acenderam a pira. O Fogo Simbólico da Pátria ficará sob a guarda no Parque de Manutenção até 1° de setembro.

“Passamos por momentos difíceis com as enchentes do mês de maio. Mas, felizmente, conseguimos retirar 282 famílias de áreas de risco de Santa Maria e prover um lar a cada uma. Como importante simbolismo de amor à cidade, o Coração do Rio Grande, quero também agradecer toda a nossa Comissão Executiva do desfile de 7 de Setembro, pois este ano nós teremos uma grande homenagem a todos os voluntários que tiveram orientação do nosso Exército Brasileiro e não mediram esforços para ajudar. Portanto, eu não tenho a menor dúvida que nós vamos comemorar mais do que o 7 de Setembro, mais do que esse amor que nós temos pelo Brasil, mas, principalmente, pelo amor que o Rio Grande do Sul precisou no momento mais difícil da sua história”, disse Pozzobom.

Durante a solenidade, o comandante Marcus Augusto Bastos Neuvald fez uma saudação aos presentes e falou em nome da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

“É uma satisfação muito grande na qualidade de comandante da 6ª Brigada estar representando o comandante da nossa guarnição, o general Pimentel, que está participando de atividade já agendada. Esse momento é tão significativo porque recebemos a 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, um evento já tradicional e consagrado. Por intermédio do sentimento que nos remete a esse evento, que também é de união através do nosso sentimento de brasilidade, juntos conseguimos superar um desafio inimaginável daquele 30 de abril. A força de prontidão da 6ª Brigada foi convocada para uma operação militar de guerra, a qual somos treinados, e nos deparamos com aquele grande desafio que foi o início das grandes enchentes que assolaram mais de 85% do solo rio-grandense. Graças à união de esforços de todos os setores da sociedade, na qual o Exército tem orgulho de fazer parte, como responsável pela segurança da defesa da Pátria. Contribuímos com os esforços municipais, na liderança do nosso prefeito Jorge Pozzobom. A esperança nesse momento de reconstrução se une com essa edição da Corrida e Acolhimento do Fogo Simbólico”, disse o comandante Neuvald.

Também participaram da atividade o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke, o vice-presidente, Pablo Pacheco, e representantes de entidades.

Sobre o Fogo Simbólico

O Fogo Simbólico percorre diversos municípios gaúchos e é conduzido pelo Grupo Os Legendários, Liga de Defesa Nacional. Em 17 de agosto deste ano, o fogo foi aceso em Porto Alegre.

Após, seguiu a maratona e passou por várias cidades. Nesta segunda-feira estava em Júlio de Castilhos e foi acolhido no Parque Regional de Manutenção/3, uma das unidades militares homenageadas na Semana da Pátria 2024.

A primeira corrida do Fogo Simbólico da Pátria ocorreu no Rio Grande do Sul em 31 de agosto de 1938, partindo de Viamão às 21h e chegando às 0h de 1º de setembro à Pira da Pátria, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. O percurso de 26 km foi realizado por diferentes atletas, chamados de mensageiros do Fogo Simbólico.

A corrida surgiu em 1937, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida.

Semana da Pátria

Neste ano, os destaques da Semana da Pátria são o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil (tema nacional) e os 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU (tema estadual).

Em Santa Maria, o destaque é o Voluntariado, com o slogan Santa Maria: superando desafios através da união, sendo Liana Cassol Comassetto e os professores Livio Imbere da Jornada Pereira e Lenira Motta Soares os destaques locais (confira os demais homenageados abaixo).

Integrantes da Comissão Executiva Municipal fazem convite para as pessoas que dedicaram um pouco do seu tempo a ajudar o próximo.

No desfile de 7 de Setembro, um dos pelotões irá homenagear voluntários que ajudaram as pessoas atingidas pela chuvarada registrada entre o final de abril e início de maio deste ano em Santa Maria.

Aquelas pessoas, físicas ou jurídicas, que prestaram algum tipo de auxílio aos atingidos pelas chuvas e que desejam ser homenageadas participando do desfile de 7 de Setembro devem demonstrar intenção pelo e-mail alm_farias@yahoo.com.br ou pelo telefone (55) 9999-3436, de André Luiz Farias, que compõe a Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e dos Festejos Farroupilhas 2024. As inscrições seguem até esta quarta-feira (21) e são necessárias para o regramento da formatação do pelotão.

Festejos Farroupilhas

Sobre o 20 de Setembro, quando se celebra o Dia do Gaúcho, a comissão também já atua nos preparativos para os atos oficiais.

No próximo dia 29, ocorre a chegada da chama crioula de Santa Maria, em até na sede da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT). A geração da chama já ocorreu na última sexta-feira (16), em Alegrete.

A Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2024 é composta pelas seguintes instituições: Prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores, 3ª Divisão de Exército, Base Aérea de Santa Maria, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Santa Maria, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Arquidiocese de Santa Maria, 13ª Região Tradicionalista, União dos Escoteiros do Brasil, Comando Regional de Bombeiros e Polícia Federal.

SEMANA DA PÁTRIA 2024

Destaques:

– Tema nacional: Centenário da União dos Escoteiros do Brasil
– Tema estadual: 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU.
– Tema local: Voluntariado, com o slogan ‘Santa Maria: superando desafios através da união’
– Destaques locais: Liana Cassol Comassetto, professor Livio Imbere da Jornada Pereira e professora Lenira Motta Soares
– Homenageados institucionais: 80 anos do 29º Batalhão cidade de Santa Maria (2023), 95 anos da Polícia Rodoviária Federal, 85 anos de fundação do grupo Escoteiro Henrique Dias, 60 anos do Grupo Escoteiro Melvin Jones, Centenário das instalações do Regimento Mallet, 80 anos do Parque Regional Manutenção, 40 anos do Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig e 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
– Homenageados in memoriam: soldado Centeno e o guarda municipal Natalin Pedroso
– Escolas municipais homenageadas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis (70 anos), EMEF São Carlos (60 anos) e EMEF Oscar Grau (50 anos)
– Escolas estaduais homenageadas: Colégio Estadual Coronel Pilar (85 anos), Escola Estadual Manoel Ribas (70 anos) e Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim (50 anos)

1º de setembro
– Solenidade de abertura da Semana da Pátria 2024
– 16h, na Praça General Osório (Praça do Mallet)

5 de setembro
– Solenidade Cívica na Câmara de Vereadores
– 8h30min, no Plenário do Legislativo

7 de setembro
– Desfile e, após, solenidade de encerramento da Semana da Pátria 2024
– 8h30min, na Avenida Medianeira

FESTEJOS FARROUPILHAS

Destaques:
– Centenário do nascimento de Jaime Caetano Braun (estadual)
– Patrono: Pedro Ortaça
– Homenageados locais: Benjamin Feltrin e Lili Feltrin
– Destaque local Peão Farroupilha: Matheus da Cunha Goggia (1º Peão Farroupilha do RS)
– Destaque local Prenda Farroupilha: Giovana Arruda Rodrigues (ex-2ª Prenda Mirim do RS)

29 de agosto
– Chegada da chama crioula em Santa Maria
– 10h30min, na sede da 13ª RT (Avenida
 Itaimbé)

13 de setembro
– Solenidade de abertura dos Festejos Farroupilhas 2024 e distribuição da chama crioula
– 14h, na Estância do Jarau

14 de setembro
– Cavalgada da Integração
– Saída às 9h30min da EMEF José Paim de Oliveira em direção ao CTG Tropeiro Velho

20 de setembro
– Desfile temático tradicionalista
– Hasteamento das bandeiras às 8h e, após, início do desfile, com a extinção da chama crioula ao fim

26 de setembro
– Sessão solene de entrega do troféu Sepé Tiaraju, da comenda Noel Guarany e da medalha Darcy Pereira da Paixão
– 18h, na Câmara de Vereadores

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn