Serviço ocorre desde o início deste mês para manter o canal limpo e desobstruído e aumentar a vazão do fluxo de água
DINIANA RUBIN – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
Com as fortes chuvas registradas no final de abril e durante maio deste ano, um dos problemas foi o aumento dos rios e arroios que banham o Município de Santa Maria e a grande quantidade de resíduos que ficaram acumulados nas margens.
Para solucionar a situação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, trabalha no desassoreamento em trecho do Arroio Vacacaí-Mirim, entre a Vila Favarin e o loteamento Estação dos Ventos, no Bairro Km 3.
Uma equipe da secretaria, com apoio de uma empresa terceirizada, realiza o serviço com uma escavadeira hidráulica desde o início deste mês.
O desassoreamento é importante para manter o canal limpo e desobstruído, e assim, aumentar a vazão do fluxo de água, principalmente em períodos com grande precipitação de chuva.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, recorda que Santa Maria é um Município que foi construído sobre arroios e sangas.
Com o aumento da urbanização ao longo dos anos, a impermeabilidade do solo foi diminuindo e, com isso, em períodos de chuvas intensas, são causados alagamentos e muitos transtornos à população. O Vacacaí-Mirim faz parte das bacias hidrográficas urbanas e rurais do município.
“Estamos fazendo a limpeza do Arroio e o colocando novamente em seu lugar (eixo). Pois, com as fortes chuvas do final de abril e durante maio deste ano, muito material das sangas e outros arroios e córregos que ligam ao Vacacaí-Mirim acabaram trazendo todo tipo de material, sujeiras e resíduos. Assim, o trabalho de desassoreamento é para prevenir e garantir o máximo de segurança para as pessoas dessa região que não sofram com alagamentos. Também já realizamos e seguimos executando diversas obras para melhorar a drenagem pluvial em Santa Maria. Assim, evitamos problemas com alagamentos”, esclarece o secretário, Wagner da Rosa.
O desassoreamento em trecho do Arroio Vacacaí-Mirim, no Bairro Km 3, segue por mais algumas semanas até que as margens estejam totalmente limpas, conforme a condição climática permitir.