Candidatos a prefeito e a vereador terão exposição diária para se dirigir ao eleitor a partir desta sexta-feira
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A partir desta sexta-feira (30), candidatos à Prefeitura começarão a entrar na casa dos eleitores com o início do horário eleitoral no rádio e na televisão. Considerado o principal meio de propaganda nas eleições, o horário eleitoral gratuito vai até 3 de outubro.
Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo em cadeia no horário eleitoral.
Assim, aqueles que pretendem conquistar uma cadeira na Câmara só terão espaço durante os intervalos das programações das emissoras.
Decimo e Valdeci terão mais tempo de exposição
Conforme as regras de distribuição de tempo, que levam em conta o número de partidos na coligação e suas representações no Congresso Nacional, em Santa Maria o maior tempo será para o atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB), que disputa a Prefeitura pela coligação “todos por Santa Maria”, que reúne, além da Federação PSDB-Cidadania, mais quatro partidos. Decimo terá 3 minutos e 1 segundo para a divulgação de suas propostas.
Com o segundo maior tempo, o deputado estadual e ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT) terá 2 minutos e 38 segundos. Ele representa a coligação “Vamos Juntos por Santa Maria”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT-PC do B-PV) e União Brasil.
Única mulher concorrendo à Prefeitura, a vereadora Roberta Leitão (PL) terá o terceiro maior tempo de exposição, com 2 minutos e 14 segundos. Ela representa a coligação “Amor e fé por Santa Maria”, que reúne PL e Podemos.
O advogado e ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) aparecerá no espaço de 1 minuto e 1 segundo. Riesgo representa a coligação “Segue teu coração”, que reúne Novo, MDB e Avante.
Burmann, Alídio e Dr Moacir terão menos de 1 minuto
Concorrendo em chapa pura pelo PDT, o professor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Burmann terá 26 segundos.
O candidato da Federação PSOL-Rede Sustentabilidade, psicólogo Alídio da Luz terá 23 segundos para se apresentar aos eleitores.
Por fim, também concorrendo em chapa pura, o cirurgião-dentista Moacir Alves da Rosa, Dr Moacir, do PRD, terá o menor tempo: 13 segundos.
A DIVISÃO DO TEMPO ENTRE OS CANDIDATOS
RODRIGO DECIMO (PSDB)
- O candidato da coligação “Todos por Santa Maria”, que reúne a Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, Republicanos, PSD e PSB terá 3 minutos e 1 segundo
VALDECI OLIVEIRA (PT)
- O candidato da coligação “Vamos Juntos por Santa Maria”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT-PC do B-PV) e União Brasil terá 2 minutos e 38 segundos
ROBERTA LEITÃO (PL)
- A candidata da coligação “Amor e fé por Santa Maria”, que reúne PL e Podemos terá 2 minutos e 14 segundos
GIUSEPPE RIESGO (NOVO)
- O candidato da coligação “Segue teu coração”, que reúne Novo, MDDB e Avante, terá 1 minuto e 1 segundo
PAULO BURMANN (PDT)
- O candidato do PDT terá 26 segundos
ALÍDIO DA LUZ (PSOL)
- O candidato da Federação PSOL-Rede Sustentabilidade terá 23 segundos
DR MOACIR (PRD)
- O candidato do PRD terá 13 segundos
A DIVISÃO DOS BLOCOS NO RÁDIO E NA TV
RÁDIO
- Das 7h às 7h10min
- Das 12h às 12h10min
TV
- Das 13h às 13h10min
- Das 20h30min às 20h40min
“Espaço democrático”, diz Cármen Lúcia
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), define o horário eleitoral no rádio e na TV como “um espaço de exercício democrático e de informação”.
“A partir dsta sexta-feira tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirma.
Primeiro e segundo turnos
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. Assim, os candidatos a prefeito poderão apresentar suas propostas até três dias antes do pleito. Em Santa Maria, existe a possibilidade de a eleição de prefeito ser decidida em dois turnos.
Essa possibilidade decorre do fato de Santa Maria ter mais de 200 mil eleitores. Nos municípios com mais de 200 mil votantes, haverá segundo turno se nenhum dos candidatos a prefeito obtiver mais da metade dos votos válidos (descontados nulos e em branco).
Desta forma, se nenhum dos sete pretendentes à Prefeitura de Santa Maria conseguir metade mais um dos votos válidos, a eleição será decidida em segundo turno, que está arcado para 27 de outubro. Em caso de segundo turno, as duas candidaturas mais votadas no primeiro turno terão o mesmo tempo no horário eleitoral.