Paralelo 29

PARALELAS: Em campanha eleitoral em Santa Maria, Pimenta confirma retorno à Secom

Lula deve recolocar Pimenta na Secom/Foto: Ricardo Stuckart, PR

Ministro da Reconstrução do RS disse ao Paralelo 29 que retornará ao antigo posto; pasta extraordinária será extinta

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Em campanha eleitoral em Santa Maria, neste sábado (31), o ministro da Secretaria Extraordinária para a Recostrução do Rio Grande do Sul, o petista Paulo Pimenta, confirmou ao Paralelo 29 que irá retornar ao antigo posto de titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Segundo ele, o motivo é a não renovação da Secretaria Extraordinária que ocupa atualmente. De acordo com o ministro, há uma “guerra política” e o Congresso não quer votar a Medida Provisória que instituiu a pasta em maio deste ano.

A informação foi antecipada esta semana pelo jornal Folha de S. Paulo. A MP 1224/2024 expira no próximo dia 11 e não será renovada.

Assim, o ministério criado para ajudar o RS a se recuperar no pós-enchente deixará de existir, restando a Pimenta o retorno à Secom, atualmente ocupada pelo interino Laércio Portela.

Quanto ao destino da pasta extraordinária, uma das possibilidades é que vire um órgão subordinado à Casa Civil com duração até o final do ano.

Pimenta veio a Santa Maria neste final de semana para reforçar a campanha de Valdeci Oliveira (PT) à Prefeitura. Não faltam avaliações sobre o desempenho de Pimenta na pasta extraordinária.

O fato é que, mesmo o PT afirmando que o governo federal está cumprindo com as promessas aos gaúchos, há uma enxurrada de queixas e de demandas represadas, todas no colo do ministro. Qual a repercussão disso na campanha eleitoral? Por enquanto, não se sabe.

Enquanto isso, pelo menos em Santa Maria, terra natal de Pimenta e berço político do ministro, sua influência política é vista como positiva na campanha de Valdeci.

NOTAS TRANSVERSAIS

Cabos eleitorais na TV

Os primeiros programas eleitorais exibidos em rádio e TV já apontam algumas estratégias das candidaturas. Por exemplo: os chamados cabos eleitorais de luxo.

Além de Pimenta na campanha de Valdeci, outras candidaturas apostam em seu exército de cabos eleitorais de luxo.

Pozzobom, garoto-propaganda

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) virou o garoto-propaganda de Rodrigo Decimo (PSDB) num primeiro momento. A aparição do prefeito em um dos programas chegou a ser exagerada.

Até parece que ele é o candidato. Enquanto outras figuras, como o governador Eduardo Leite não aparecem, vale a solução caseira mesmo. Vai funcionar? Só as urnas irão dizer.

Zucco, soldado de Roberta

Roberta Leitão (PL) aposta na vinculação de sua campanha com o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle. Mas quem está aparecendo mesmo até agora na campanha do PL é o deputado federal Luciano Zucco.

Deputadas com Alídio

Possivelmente todas as campanhas do PSOL no Estado têm o mesmo formato por uma questão de recursos finaceiros mesmo. Assim, as deputadas Fernanda Melchionna (federal) e Luciana Genro (estadual) aparecem na propaganda do partido pedindo votos para seus candidatos.

Riesgo e Burmann

Deputados federais também são as apostas de Giuseppe Riesgo (Novo) e Paulo Burmann (PDT). Marcel Van Hattem pedirá votos para Riesgo. Affonso Motta já veio à cidade apoiar o pededista.

E Dr Moacir?….

Por enquanto, nenhuma inserção no horário eleitoral gratuito.

MÁQUINA DO TEMPO

Slogans criativos, outros nem tantos. Mas originais

A seção Máquina do Tempo dá uma esticadinha até o ano de 1988 para mostrar santinhos de candidatos a vereador da época. Há verdadeiras pérolas na propaganda da época.

O fato é que, naquela época, não havia internet, tampouco inteligência artificial. Não havia como pesquisar frases prontas no Google e a arte gráfica era feita na mão mesmo.

É possível afirmar que o marketing eleitoral começou a ser empregado de fato em Santa Maria na campanha municipal de 1988, com atuação mais destacada das agências de propaganda e publicitários da época.

O Paralelo 29 pesquisou edições do jornal A Razão de 88 e encontrou algumas dessas pérolas. Agora, você confere a primeira lista de uma série de santinhos selecionados pelo colunista.

Pimenta neles

Um dos slogans mais criativos é o de Paulo Pimenta, que concorria a vereador pela primeira vez: “Vamos botar Pimenta neles”, dizia a frase no santinho.

Curiosamente não há foto do candidato, mas sim caricaturas de José Sarney, presidente do país, e do deputado federal Ulysses Guimarães. Na época, O PMDB era o principal alvo do PT.

Um homem de visão

Outro slogan bastante criativo é o do empresário Mário Gaiger, que concorreu pelo PSDB. Dono da Gaiger, uma tradicional ótica, o slogan destacava o ramo de comércio em que o candidato atuava. Vendedor de óculos, Mário Gaiger é apresentado como “um homem de visão”.

Basta de indecisão

Ony Lacerda, do PDS, apostou na rima para convencer, principalmente, o eleitor indecido: “Basta de indecisão, Ony Lacerda é a solução”, dizia no santinho.

Fio de bigode

O santinho de Sérgio Londero, candidato do PL, chama atenção pelo apelo que ele faz ao eleitor. “Conto com seu voto. Depois, você conta comigo”, diz o slogan. Digno do tempo do fio de bigode.

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