Até sábado (7), evento literário conta com apresentações infantis e participação de renomados autores no Livro Livre
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, chega à semana final de atividades. Até este sábado (7) o evento literário tem uma programação recheada para o público.
Os visitantes podem aproveitar a feira na Praça Saldanha Marinho das 13h30min às 19h30min (até sexta-feira), e das 10h às 19h30min (no sábado). As atividades são gratuitas e a programação completa está disponível aqui.
“A Feira tem uma programação diária intensa. Além do Livro Livre, temos os lançamentos, as exposições na Praça, temos muita coisa. Até sábado, toda a população de Santa Maria e de fora da cidade pode participar das atividades que estão na programação, tudo de forma gratuita”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Enquanto espaço de reconhecimento e visibilidade, a Feira do Livro terá, nesta edição, mais de 270 obras lançadas. Confira os dias e horários de cada lançamento aqui.
ALGUNS LANÇAMENTOS
TERÇA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO
- 15H – Felippe D’Oliveira: obra completa – 3ª ed. revista – Lígia Militz da Costa, Maria Eunice Moreira e Pedro Brum Santos (org.) e Felippe D’Oliveira: o poeta da lanterna verde – Pedro Brum Santos e Lucas da Cunha Zamberlan
QUARTA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO
- 15H– Meditações – Assuntos Sociais – Reedição da obra de João Cezimbra Jacques, com organização de Chico Sosa
- 16H – Aedes o Mosquito Dengroso: livro de tirinhas do personagem criado pelos publicitários Diomar Konrad e Joacir Xavier, o Jô
- 17H – Relatos de um militante, de Dartagnan Luiz Agostini, veterano militante do PC do B
- 17H – Escritor de Aluguel, do promotor de Justiça aposentado e advogado João Marcos Adede y Castro
QUINTA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO
- 15H – Em Prosa e Verso XVI – Academia Santa-Mariense de Letras – Orgs: Evandro Weigert Caldeira – Carla Mano
- 15H – A jaguatirica preguiçosa e o jabuti de bom coração – Thaís Gabrielle de Almeida Goulart – Ilustradora Julia Rabello Cezar – Orgs. Ligia Militz da Costa e Ione Rorato Mainardi – XI Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas – Academia Santa-Mariense de Letras
SEXTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO
- 16H – Uma proposta integral de combate à criminalidade e a reincidência, do juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada
SÁBADO, 7 DE SETEMBRO
- 16H – Pequeno manual de reportagem em quadrinhos, de Augusto Paim
- 16H – Marvin Grinn e a Gaiola Dourada, de Armando Ribas Neto
LIVRO LIVRE
O consagrado espaço de conversa com ilustres personalidades, o Livro Livre, recebe nesta terça-feira (3) o escritor e professor paraense Daniel Munduruku.
O autor pertencente ao povo indígena Munduruku tem 57 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos.
Já nesta quinta-feira (5), o bate-papo é com a escritora e Defensora Pública Mariana Salomão Carrara. A paulistana tem entre as obras publicadas os romances “Se deus me chamar não vou” (Editora Nós, 2019, entre os 10 indicados ao Prêmio Jabuti 2020, em Romance Literário),
“É sempre a hora da nossa morte amém” (Editora Nós, 2021, finalista do Prêmio São Paulo 2022 e entre os 10 indicados ao Jabuti 2022) e “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia, junho/2022, Vencedor do Prêmio São Paulo 2023, Melhor Romance do Ano). Em breve, lança pela Todavia o romance “A árvore mais sozinha do mundo”, ambientado no interior do Rio Grande do Sul.
O encerramento do Livro Livre, neste sábado (7), é com a participação de Hique Gomez, artista reconhecido dentro da produção musical brasileira.
Junto com Nico Nicolaiewsky, marcou três décadas de apresentações pelo território nacional com o espetáculo Tangos e Tragédias, agraciado com o Prêmio Açorianos pelo conjunto de sua obra, a Medalha de Porto Alegre e o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, e Prêmio de Júri Popular no Festival de Almada (Portugal).
Para o Livro Livre, os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação a partir das 14h, no site do Theatro Treze de Maio. Confira todas as atrações do Livro Livre aqui.
PARA AS CRIANÇAS
Durante a semana, os espetáculos infantis são destinados às escolas de Santa Maria e região. Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade, sendo necessária a retirada de ingressos no site do Theatro Treze de Maio um dia antes de cada atividade. Todos os espetáculos infantis podem ser conferidos aqui.
Além disso, o Espaço Infantil, montado junto aos estandes na Praça Saldanha Marinho, promove atividades como contação de histórias, apresentações, e muito mais para o entretenimento e aprendizado da criançada. A programação do Espaço Infantil ocorre das 13h30min às 18h, e pode ser acessada aqui.