Paralelo 29

Governo federal renova cedência de aeroporto regional de Santa Maria por mais 25 anos

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Contrato com a Prefeitura foi renovado até 2050

O governo federal renovou o contrato do Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho até 2050. A publicação saiu no Diário Oficial da União desta terça-feira (3) e significa que a renovação valerá pelos próximos 25 anos.

A outorga veceria em junho do ano que vem, mas, com o pedido feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, fica garantia a conexão de Santa Maria e região por rotas aéreas a outras cidades e estados brasileiros.

A decisão define mais 25 anos de funcionamento do terminal aeroviário, com possibilidade de outra renovação por mais 10 anos.

Conforme a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ticiana Fotana, a medida dá aos gestores municipais a garantia de tempo para planejar, buscar recursos para poder receber aeronaves maiores e até de repensar questões gerais da aviação para Santa Maria e região.

“Esta renovação do tempo de gestão do nosso aeroporto é resultado de intenso trabalho público e, agora, temos o desafio de avançar ainda mais no planejamento. Nos últimos sete anos, fizemos articulações que proporcionaram um investimento de mais de R$ 14 milhões na operação, com obras no pátio, no balizamento, entre outras melhorias”, ressalta Ticiana.

De acordo com a Prefeitura, a outorga até o ano de 2050 facilita que Santa Maria mantenha os voos já ofertados, com possibilidade de ampliação da malha viária e dos destinos de conexão com a Região Central do Estado. Também auxilia no processo de discussão de um novo aeroporto regional em Santa Maria.

“A extensão da cedência do novo aeroporto nos garante que Santa Maria mantenha seus voos para São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. E, principalmente, nos permite planejar e agir a médio e longo prazo. Por isso, já estamos avançando nos estudos para a construção de um novo Aeroporto Regional para Santa Maria, com o qual teremos novos terminais dedicados a passageiros e carga. Isto vai ampliar os atendimentos e melhorar o atendimento aos usuários. A Santa Maria do futuro está sendo construída agora”, destaca o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que participou das tratativas para a renovação.

Operações

Atualmente, o Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho, de Santa Maria, atende a população com sete voos semanais a Campinas, em São Paulo, no Aeroporto de Viracopos, pela Azul Linhas Aéreas.

As operações diárias saem de Campinas às 8h35min, com chegada em Santa Maria às 11h25min. Em seguida, a aeronave retorna ao Aeroporto de Viracopos com decolagem às 11h55min de Santa Maria, e chegada prevista às 14h20min em São Paulo.

Até 26 de outubro, são quatro voos semanais para Florianópolis, em Santa Catarina, pela Latam Airlines / Voepass.

Às segundas, terças e sextas-feiras e aos sábados, a aeronave sai da capital catarinense às 15h40min, com previsão de chegada em Santa Maria às 17h30min. Depois, a decolagem do Coração do Rio Grande ocorre às 18h, com previsão de aterrissar em Florianópolis às 19h50min.

A partir de 27 de outubro, a Latam Airlines passa a oferecer voos entre Santa Maria e o Aeroporto de Garulhos, São Paulo. As operações ocorrerão às segundas e sextas-feiras e aos domingos, com saída de Garulhos às 14h05min e chegada em Santa Maria às 17h05min.

A aeronave faz o voo de retorno para São Paulo com saída às 17h50min de Santa Maria e aterrissagem às 20h50min no destino.

A partir de novembro, a Azul Linhas Aéreas deve retomar os voos entre Santa Maria e Porto Alegre, em operações quatro vezes na semana.

Assim, as viagens entre Campinas e Santa Maria deverão passar para três voos semanais. Contudo, essas mudanças estão em tratativas entre a empresa aérea e a Prefeitura.

(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn