ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
Durante o exercício da minha vida profissional identifiquei que as motivações para o sucesso podem ser encontradas nos ambientes que se vive.
Inicialmente, no núcleo familiar e, em sequência, na preparação acadêmica, continuando nas interações dos grupos de amigos e parceiros.
Logo, salvo melhor juízo, as motivações para o sucesso podem ser identificadas a partir das orientações familiares, acadêmicas e profissionais.
Durante muitos anos, observei e acompanhei uma série de alunos e amigos sonhadores. Alguns, continuam sonhando até hoje.
Outros, encontraram caminhos e realizaram seus sonhos com ajudas dos familiares e de alguns amigos. Destaco a importância do empreendedorismo por necessidade ou não, facilmente identificado na Economia de Mercado.
Os limites do mercado determinam os fins dos sonhos. Entretanto, existem pessoas que superam limites e criam mercados, gerando novos negócios e novas oportunidades pessoais gerando empregos e rendas para outras pessoas.
Existem pesquisas diversas afirmando que as motivações são fundamentais. Sonhar com novas possibilidades estimula a criatividade e possibilita a inovação, quando a usabilidade é confirmada. É muito importante reconhecer que os bens e/ou serviços criativos serão inovadores quando existirem demandas.
Lembrei dos ensinamentos do Walt Disney sobre o tema: ”Todos os nossos sonhos poderão tornar realidade se houver a coragem de querer realizá-los”, afirmou ele. “E a forma de começar é parar de falar e começar a fazer.“
Destacou ainda que existem quatro Cs para tornar sonhos em realidades: curiosidade, coragem, confiança e constância. Destaca que o mais importante é a confiança. “Quando acreditar em algo, acredite com todas as suas forças”.
O criador do Grupo Disney destacou em suas entrevistas o papel do seu irmão como Gestor dos Negócios. É necessário ter a pessoa que paga a conta da luz para o criativo brilhar.
É o gestor que transforma a criatividade em realidade, e garante que a realidade se torne, de fato, em resultados duradouros, e não uma luz temporária e/ou explosão do ego criativo.
Portanto, nas novas gerações com alguns “nem-nem” (que não estudam e não trabalham) vivem nos sonhos juvenis imaginando o que o mundo pode ser conquistado sem o planejamento, organização, execução e controle de cada atividade acadêmica e/ou profissional.
Ideal é buscar parcerias adequadas. Convém salientar que o sucesso vem antes do trabalho apenas nos dicionários.
Criar e trabalhar na busca do objetivo é fundamental, inclusive na Política e na Economia, incluindo a Hospitalidade e o Turismo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrarias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.
.