Santa Maria deve registrar 26 milímetros de chuva, segundo instituto
Depois de registrar uma onda de calor, com temperaturas chegando a 35 graus, o Rio Grande do Sul enfrenta, agora, a chegada e o avanço de uma frente fria com tempo instável nas regiões. Há possibilidades de tempestades nesta quinta-feira (12), conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Santa Maria, deve chover 26 milímetros.
As temperaturas mínimas esperadas para esta quinta-feira são 10ºC no Chuí e 11ºC em Santa Vitória do Palmar, conforme o Climatempo. Para Santa Maria, o Climatempo prevê temperaturas entre 16ºC e 20º C, uma queda significativa em relação a quarta-feira (11).
E é o Climatempo que alerta para a possibilidade de temporais intensos, principalmente nas regiões Central, Vales e Missões. Essa previsão inclui os municípios de Caçapava do Sul e Santa Maria, na área central, e Bagé e Alegrete, na região de fronteira, além de Pelotas, na parte Sul.
De todas essas cidades, Caçapava do Sul é a que tem maior previsão de chuva: 32 milímetros. Em seguida, vem Santa Maria, com uma previsão de 26 milímetros. Nos primeiros 12 dias do mês, á choveu 43 mm em Santa Maria, o que representa 27¢ da média normal para o mês.
Quanto aos ventos, eles também irão se intensificar, com rajadas que podem variar de 40 km/h a 50 km/h, segundo o instituto meteorológico.
Queimadas, fumaça e chuva preta
A frente fria que avança sobre a região central do Brasil traz um alívio temporário em relação ao calor e, também, à fumaça densa das queimadas que chegaram a essa área.
“No entanto, o sistema não será capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor que afeta grande parte do país. Assim, após a passagem da frente, as temperaturas voltarão a subir”, diz o Climatempo.