Trânsito será alterado para visita do ex-presidente, a partir das 17 h
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Santa Maria nesta quinta-feira (12) para reforçar a campanha da vereadora Roberta Leitão (PL) à Prefeitura. O ato político está marcado para as 18h, com uma concentração na Aveida Hélvio Basso, em frente à Havan.
O ato político, com comício, será precedido de carreata e motociata. Bolsonaro deverá discursar no Largo da Locomotiva, na Avenida Presidente Vargas, onde fica a sede do PL e um dos comitês de campanha de Roberta.
Trânsito bloqueado
A Prefeitura de Santa Maria fará o bloqueio total de trechos da Avenida Presidente Vargas, nos dois sentidos da via, entre as ruas Appel e Conde de Porto Alegre, o que dá uma dimensão do evento, que ocorrerá na Praça da Locomotiva.
Assim, quem se desloca para a região, precisará converter em vias anteriores ao local do ato, como nas ruas Appel, Conde de Porto Alegre e Daltro Filho.
Já o acesso à Rua Visconde de Pelotas pela Avenida Medianeira será liberado somente para moradores. O acesso ao Colégio Fátima se dará somente pela Daltro Filho, a partir da Rua Barão do Triunfo.
Conforme Roberta Leitão, não há mudanças de planos em razão da previsão do tempo. Segundo ela, a menos que ocorra um temporal, o ato será mantido em local aberto, mesmo com chuva.
Maior evento de campanha
Anunciada exaustivamete nas redes sociais e no horário eleitoral de rádio e TV da majoritária do PL e dos candidatos a vereador da coligação PL-Podemos, a vinda do ex-presidente será o ponto alto da campanha de Roberta Leitão e de seu vice, Marcelino Severo (Podemos).
Ao que tudo indica, pelo menos até o momento, Roberta Leitão fará o maior ato da campanha eleitoral deste ano na cidade. Será um teste para medir a força do ex-presidente em Santa Maria e se isso reverterá em votos. De qualquer forma, a candidata e o PL local saem prestigiados.
Jantar e pernoite em Santa Maria
Depois do ato político, Bolsonaro participará de um jantar com lideranças. Por questões de segurança, a agenda completa está sendo mantida em sigilo e até a direção local do PL diz não ter acesso a ela.
Mas o ex-presidente pernoitará em Santa Maria, ficando até o meio-dia desta sexta-feira (13) na cidade. Como está proibido pelo STF de participar de eventos militares, Bolsonaro não ficará no Hotel de Trânsito. Nesta sexta, antes de ir embora, ele participará de um café.
A vinda de Bolsonaro à cidade chegou a ser programada para 17 de maio passado, aniversário de Santa aria, mas as enchentes acabaram cancelando a agenda.
NOTAS TRANSVERSAIS
Lula no programa de Valdeci
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já apareceu no horário eleitoral de Valdeci Oliveira (PT). A ideia do candidato é vincular sua imagem à do presidente.
O petista foi prefeito de Santa Maria quando Lula era presidente e, na época, conseguiu viabilizar, entre outras, obras do PAC e de moradia, com recursos federais.
Não há informações sobre a vinda de
Eduardo Leite no horário eleitoral de Decimo
O governador Eduardo Leite (PSDB) apareceu no horário eleitoral de Rodrigo Decimo (PSDB). Na fala, Leite diz que conhece “Rodrigo” e que trabalhou com ele durante as enchentes.
A maior liderança tucana no Estado e uma das principais do Brasil, o governador gaúcho já havia gravado um vídeo em apoio à dobradinha Decimo/Lúcia Madruga. O material foi exibidido nas convenções do PSDB e do Progressistas, partido de Lúcia.
Riesgo aparece com Zema; Alídio com deputadas
Já o candidato do Novo, Giuseppe Riesgo, recorreu a Romeu Zema. O governador mineiro dá um depoimento em vídeo que está rolando nas redes sociais de Riesgo.
Por fim, a campanha de Alídio da Luz, candidato do PSOL, tem mensagens das deputadas Fernanda Melchionna (federal) e Luciana Genro (estadual). Paulo Burmann (PDT) e Dr Moacir (PRD), por enquanto, apostam na própria imagem.
MÁQUINA DO TEMPO
Há cinco anos, a última das três visitas de Bolsonaro à cidade
Desde 18 de junho de 1993, Jair Bolsonaro vem a Santa Maria para apoiar campanhas eleitorais ou para participar de algum evento.
Nos anos 90, ele veio em 1993 e em 1994, para apoiar a candidatura a deputado federal do então vereador capitão Enir Garcia dos Reis, que era do PL. Nessa época, Bolsonaro era deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Confira nos links abaixo as visitas de Bolsonaro à cidade nos anos 90
PARALELAS: A barulhenta e profética visita de Bolsonaro a Santa Maria há exatos 30 anos
PARALELAS: Há exatos 30 anos, em Santa Maria, Bolsonaro revelou o sonho de governar o Brasil em um regime de exceção
PARALELAS: O que disse Bolsonaro em sua turbulenta visita a Santa Maria há exatos 30 anos
Na Festa da Artilharia
Sua última visita a Santa Maria ocorreu há cinco anos, já como presidente da República. Ele esteve na cidade em 15 de junho de 2019 para participar da Festa Nacional da Artilharia, no Regimento Mallet. Foi sua primeira visita ao Estado na condição de presidente.
No caminho para a festa, ele parou e desceu da viatura oficial, na Avenida Liberdade, onde pegou uma criança no colo e abraçou apoiadores.
Diferentemente das visitas anteriores, quando deu entrevistas com declarações polêmicas, a visita presidencial foi reservada, sem acesso da imprensa. E os únicos registros fora os oficiais.