Administração municipal emitiu nota orientando a população
A previsão de retorno de fumaça dos incêndios florestais ao Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (19), levou a Prefeitura de Santa Maria a colocar unidades de saúde e de pronto-atendimeto em regime de prontidão para atender pacientes. O governo municipal emitiu nota de orientação.
Por isso, em caso de sintomas respiratórios, a população deve buscar um serviço de saúde. Pode ser uma unidade de saúde como um pronto-atendimento. Nesses locais, profissionais estão preparados para avaliar cada situação.
COMO SE PROTEGER
- Beber mais líquidos para manter as vias respiratórias úmidas e mais protegidas
- Evitar atividades ao ar livre
- Manter portas e janelas fechadas em caso de grande incidência de fumaça
- O uso de máscara deve ser avaliado individualmente, porém devem ser priorizadas para pessoas com condições crônicas, como doenças pulmonares, cardiopatias e pessoas com problemas imunológicos
- Em caso de sintomas respiratórios, procure uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento
A nota da Prefeitura de Santa Maria segue orientações de nota técnica do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Por meio dessa nota técnica, o governo do Estado repassou orientações aos prefeitos e aos profissionais de saúde para o enfrentamento à piora da qualidade do ar devido à fumaça de queimadas na Região Norte do pais que chegou ao Estado no início do mês.
As recomendações para os municípios incluem o monitoramento da qualidade do ar e a abertura de postos de saúde nos finais de semana, se for o caso.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS
- Monitoramento da qualidade e da umidade do ar
- Prorrogação do horário de funcionamento dos serviços de saúde
- Abertura no finais de semana das unidades básicas de saúde (UBSs), conforme o perfil epidemiológico do local
- Disponibilização de insumos, como vacinas e medicamentos para a população
- Disponibilização de estrutura e profissionais para suprir a demanda com o aumento do número de pessoas com problemas respiratórios
- Disponibilização de orientações para a população sobre prevenção
- Promoção da saúde por meio de divulgação nos estabelecimentos de saúde