Paralelo 29

PODCAST: “Internamente, partido político é a coisa mais antidemocrática que existe”, diz Robson Zinn, advogado eleitoralista

Arte/Estação 29
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Bate-papo no Estação 29 traz esclarecimentos à população sobre propaganda política nas eleições municipais

Advogado eleitoralista há 24 anos, Robson Zinn, de Santa Maria, afirma que os partidos políticos não são democráticos. A afirmação, feita no podcast Estação 29 do Paralelo 29, se refere à divisão dos recursos do Fundo Eleitoral entre os candidatos nas eleições deste ano.

“Eu sou contra o Fundo Eleitoral. Internamente, partio político é a coisa mais antidemocrática que existe. Não existe democracia iterna. A Justiça Eleitoral não se envolve”, diz o advogado, que também é articulista do Paralelo 29.

Filiado há 36 anos no MDB, Zinn conta que começou a advogar no Direito Eleitoral por uma necessidade do próprio partido, na época em que estava no início da carreira jurídica.

Na campanha eleitoral deste ano, Zinn defende os interesses de 16 candidaturas majoritárias (para prefeito) e de 250 candidatos a Câmaras de Vereadores, de diversos municípios, num raio que vai de Santa Maria a Uruguaiana.

O advogado conta que sua atuação como eleitoralista o fez repensar a questão partidária. Embora continue filiado ao MDB, Zinn diz que está atuando mais profissionalmente do que partidariaente. E, curiosamente, o primeiro direito de resposta que obteve na campanha deste ano foi justamente contra um candidato emedebista, em outra cidade.

“Na função profissional, a gente abstrai esses compromissos ideológicos e trabalha. A primeira ação eleitoral que eu fiz em 2024 foi no município de Guarani das Missões peo PSDB contra o MDB. Trabalho é trabalho, política é política e vida pessoal é vida pessoal. E as pessoas sabem cada vez menos separar isso, que é o que faz a gente se afastar da vida política.

Zinn também comenta que o trabalho do advogado eleitoralista deve ser valorizado. Muitas vezes, até pela ligação partidária, há quem entenda que o trabalho é voluntário. Apesar disso, as cobranças são cada vez menos frequentes, nesse sentido.

“A gente não pode achar que um bom profissional é um profissional barato. Cada vez menos essa cobrança eiste porque a minha estrutura de trabalho tem se profissionalizado. Para estas eleições e 2024, eu fiquei 10 meses me preparando”, ressalta.

No bate-papo com José Mauro Batista e Rodrigo Dias, Zinn aborda questões do Direito Eleitoral que impactam diretamente no dia a dia dos eleitores e dos candidatos.

Nessa preparação para as eleições deste ano, Zinn lançou um livro – O Eleitoralista – escrito de forma bastante didática sobre a legislação eleitoral – o que pode e não pode.

O livro é uma manual de direito e contabilidade eleitoral e, por isso, tem uma proposta de levar conhecimento também para o eleitor comum e não apenas para candidatos e partidos. Paralelamente, o advogado também lançou o site
www.oeleitoralista.com.br

O podcast com Robson Zinn já está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotify. O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia -Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de produtos e serviços automotivos.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn