Paralelo 29

Husm receberá quase R$ 1 milhão de convênio

Foto: Divulgação, Husm

Dinheiro é para melhorar espaço físico destinado ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer atendiddos pelo SUS

ANDREIA PIRES – COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA EBSERH

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura irão firmar convênio que destinará R$ 971,24 mil para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O recurso será direcionado ao projeto “Ambiência e humanização no tratamento das crianças com câncer” e visa renovar a ambiência do Centro de Tratamento da Criança e Adolescente com Câncer (CTCriaC) e do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO). A assinatura do convênio irá acontecer na próxima segunda-feira, 30, às 14h, na Turma do Ique.

O valor do projeto é proveniente de recursos de destinação dirigida do imposto de renda. A presidente do COMDICA, Marcia Vendrúsculo, informa que o valor já se encontra na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e deve ser utilizado em um ano para melhorias no espaço físico.

Uma das oncologistas pediátricas do HUSM e coordenadora do Programa de Extensão Turma do Ique, Paula Kieling Reis, destacou que “a principal ação realizada no Centro de Convivência Turma do Ique é o acolhimento e o atendimento humanizado das crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas”.

Ela também ressaltou que “o Programa tem sido moldado conforme a necessidade de manutenção das garantias sociais, da cidadania e da sequência da vida com o mínimo de impacto e sequelas possíveis”.

O médico hematologista do HUSM, Gustavo Brandão Fischer, explicou a importância do investimento.

“Esse montante será fundamental para a reforma das unidades de transplante e de tratamento do câncer, que é uma construção antiga”.

Ele ressaltou que “embora a reforma não seja grande, ela permitirá melhorias significativas, como a pintura das paredes, a troca do mobiliário e do piso, proporcionando um ambiente mais saudável e atraente para as crianças que enfrentam problemas graves de saúde”.

No HUSM, o atendimento e tratamento de crianças com doenças hemato-oncológicas, tanto benignas quanto malignas, é realizado por uma equipe multiprofissional que colabora em diferentes setores.

O Centro de Convivência Tuma do Ique atende pacientes ambulatoriais, enquanto o CTCriaC cuida dos internados. O CTMO é responsável pelos transplantados, e o Ambulatório de Quimioterapia oferece tratamentos que não exigem internação. Todos os serviços fazem parte da Unidade de Hemato-Oncologia.

A importância da Turma do Ique

A Turma do Ique é um projeto de extensão da UFSM que atua no Centro de Convivência destinado a familiares e pacientes pediátricos em tratamento oncológico, proporcionando momentos de lazer e apoio emocional para as crianças atendidas no CTCriaC e seus familiares.

O Centro é localizado ao lado do HUSM e atende, em média, 60 pacientes por semana via Sistema Único de Saúde. Em 2023, “foram oferecidos 6.040 cafés da manhã e 4.349 almoços.

Diariamente, os usuários têm opção de descanso e/ou lazer, conforme lhes for conveniente naquele dia”, contou Paula.

Desde sua criação, no início na década de 1990, a Turma do Ique vem beneficiando crianças e adolescentes diagnosticados com câncer, além de atender outros problemas de saúde, especialmente na área de Hematologia – que estuda o sangue e órgãos relacionados como medula óssea e baço. O grupo visa promover ações voltadas para a saúde e o bem-estar das crianças, geralmente envolvendo atividades lúdicas e educativas.

O nome “Ique” refere-se a um personagem que simboliza a alegria e a esperança, ajudando a humanizar o ambiente hospitalar e tornando a experiência das crianças e suas famílias mais acolhedora. O grupo visa promover ações voltadas para a saúde e o bem-estar das crianças, geralmente envolvendo atividades lúdicas e educativas.

Sobre a Ebserh

O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn