Paralelo 29

UFSM suspende aulas e outras atividades presenciais devido a surto de rotavírus

Foto: Divulgação, UFSM

Em nota, Gabinete do Reitor informa medida até terça-feira

Um surto de rotavírus, que começou no final de semana, levou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a suspender as aulas e outras atividades, inclusive administrativas, no Campus.

Relatos de estudantes com vômitos, diarreia e de dor de cabeça se intensificaram principalmente no sábado. Moradores da Casa de Estudantes (CEU) do Campus estão entre os que tiveram esse quadro nos últimos dias, principalmente usuários do Restaurante Universitário (RU).

Em nota, o Gabinete do Reitor informa a suspensão de atividades presenciais até esta terça-feira, 1º de outubro, “como medida preventiva” para evitar a circulação de pessoas no Campus de Camobi, em Santa Maria.

Paralelamente, a UFSM está adotando medidas de proteção e o monitoramento do surto. Segundo a nota, as atividades administrativas poderão ser realizadas de forma remota, assim como as atividades acadêmicas poderão ser recuperadas.

Restaurante Universitário é um dos locais que passará por limpeza/Foto: Ariel Stival, Arquivo, UFSM

NOTA DA UFSM NA ÍNTEGRA

“A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que a suspensão das aulas e atividades administrativas presenciais será mantida até o dia 1º de outubro (terça-feira) como medida preventiva para evitar a circulação de pessoas no campus.

Essa decisão visa permitir a implementação de medidas de proteção adequadas e o monitoramento do surto de rotavírus.

As atividades administrativas poderão ser realizadas e as acadêmicas recuperadas de forma remota, utilizando as ferramentas online disponíveis, conforme Instrução Normativa 012/2024. A previsão de retorno presencial é para quarta-feira (02/10).

As principais ações determinadas são:

  • Saúde da Casa: Atenderá prioritariamente casos relacionados a sintomas de rotavírus, das 8h às 12h e das 13h às 17.
  • Medidas de limpeza: A gestão está intensificando a limpeza dos banheiros, especialmente no Restaurante Universitário e na Casa do Estudante.
  • Lanchonetes: as lanchonetes em funcionamento na UFSM estão sendo notificadas para aumentar as práticas de higiene e dispensar funcionários que apresentarem sintomas.

O funcionamento do Restaurante Universitário (RU) está em análise e quaisquer alterações serão informadas em atualização desta nota e pelos canais oficiais da UFSM.  

Reforça-se a importância da limpeza frequente das mãos, bem como de banheiros, torneiras e maçanetas, já que o contágio ocorre principalmente por contato.

O estudante que devido aos sintomas não puderam acompanhar atividades e/ou aulas na semana passada, deve procurar sua coordenação de curso para orientações do processo de Regime de Exercícios Domiciliares.

Reforça-se que pessoas sintomáticas não devem se deslocar, permanecendo em casa para evitar a disseminação do vírus. Orienta-se que o deslocamento seja feito prioritariamente para atendimento nos serviços de saúde.

A UFSM está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar de sua comunidade acadêmica e seguirá monitorando a situação.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn