Em todo o município, há 430 casos notificados de infecção diarréica, quatro deles confirmados
A Prefeitura de Santa Maria divulgou comunicado da noite desta quarta-feira (2) suspendendo as aulas em pelo menos duas escolas municipais em função de alunos terem apresentao sintomas de infecção diarréica. Nesta quinta-feira (2), a Secretaria de Educação avaliará a situação nas demais escolas da rede muncipal.
Os estabelecimentos de ensino que terão as aulas suspensas são a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erlinda Minóggio Vinadé, no Bairro São oão, e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Bello, no Bairro Camobi.
Sindicato dos professores critica retorno das aulas na UFSM em meio a surto de rotavírus
Foram 11 relatos até agora nas escolas
De acordo com a Prefeitura, até o mometo, ao menos 11 pessoas dessas duas escolas relataram sintomas de infecção diarréica, entre crianças e adultos. Nenhuma delas está em situação grave e todas já foram atendidas pela rede de saúde do município.
Segundo a nota, a suspensão das aulas foi recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde, que orientou a desinfecção das escolas e reforço nos cuidados de higiene dos familiares para evitar a proliferação da doença.
Ainda segundo o comunicado, a Prefeitura diz que as equipes das secretarias municipais de Saúde e de Educação seguiram em contato para orientações e alinhameto de ações em cojunho, bem como as gestões das escolas, orientando que comuniquem imediatamente sobre a identificação de casos.
“Dessa forma, cada escola é orientada em sua individualidade. Também, neste sentido, será encaminhado para as demais escolas a fim de monitorar demais casos”.”, diz a nota.
Até o fim da tarde desta quarta-feira (2), são 430 casos notificados junto ao Município e quatro casos confirmados de rotavírus. Até o final da tarde esta quinta-feira, a situação nas demais escolas da rede municipal de ensino será avaliada.
SURTO NA UFSM: Aulas retonam nesta quarta; instituição orienta comunidade
Surto começou na UFSM
A Universidade Federal e Santa Maria (UFSM) foi a primeira instituição a suspender as aulas e atividades administrativas. A Reitoria cancelou atividades presenciais na segunda (30) e na terça-feira (1º) devido a um surto de rotavírus que começou no último final de semana.
As atividades foram retomadas nesta quarta-feira. A Reitoria divulgou nota, informado estar tomando todas as medidas de investigação, seguindo as orientações da Vigilância Epidemiológica do Município. A instituição continua notificando casos para os órgãos municipais e diz estar “trabalhando fortemente em análises de água e alimentos”.
Conforme a nota da Reitoria, ainda não há indicativos da fonte de contaminação que assola todo o município de Santa Maria e região.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e da Reitoria da UFSM)