Na véspera do primeiro turno, que acontece neste domingo (5), dos 262 nomes inscritos para concorrer a vereador, seis estão inaptos ou aguardando recurso na Justiça Eleitoral. Já dos sete candidatos a prefeito, um deles, Dr Moacir (PRD), também aguarda recurso.
O Paralelo 29 fez um levantamento no Divulgacand, ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o cidadão pode acompanhar uma série de dados dos candidatos a prefeito e a vereaor, como declaração de bens, gastos de campanha e, evidentemente, a situação da candidatura perante a Justiça Eleitoral.
Em relação aos concorrentes à Câmara de Vereadores, cinco candidaturas constam como inaptas, sendo que uma teria desistido.
No DivulgaCand é possível conferir o que levou a Justiça Eleitoral a indeferir algumas delas. O maior problema foram falhas em prestações de contas referentes a eleições anteriores.
Em relação ao candidato a prefeito, Dr Moacir, ele explicou ao Paralelo 29 que está concorrendo sub judice. Ou seja, a candidatura foi liberada, mas ainda não há uma decisão final da Justiça. Dr Moacir teve seu registro questionado devido a uma falha na prestação de contas do antigo PTB, partido ao qual ele pertencia antes da fusão com o Patriotas, que resultou na formação do PRD.
CANDIDATOS A VEREADOR CONSIDERADOS INAPTOS
- DELEGADO RIBEIRO – MARCOS ROGÉRIO RIBEIRO (PSD)
- LENISE ALFMA – LENISE SOARES ALFMA WAGNER (PSD)
- RENAN BERLEZE RECCHIA (PRD)– Costa como desistete
- SANDRA SANDRINE – SANDRA ELIANE GONÇALVES DE SOUZA (PSD)
- SIMONE POERSCHKE – SIMONE TEREZINHA BOHMER POERSCHKE (PDT)
Ex-vereador recorreu e aguarda recurso
Um caso à parte que chama a atenção é o do ex-vereador Luiz Gonzaga Trindade, que concorre à Câmara pelo União Brasil. Conhecido como Gogô, o professor e bacharel em Direito não consta como inapto e seu nome estará na urna eletrônica.
Mas Gonzaga também está na pendência da Justiça. Ele aguarda um recurso em instâncias superiores em relação a um processo envolvendo a Justiça Militar.
O Paralelo 29 conversou com dois advogados do União Brasil, que disseram que ele aguarda um recurso. Miguel Passini, que também é presidente do partido, disse que ele tem direito a recorrer.
Já a advogada Elisangela Morozine, que faz parte de um escritório de advocacia que está tratando da questão, enviou uma nota ao Paralelo 29.
NOTA DA ADVOGADA DE LUIZ GONZAGA TRINDADE
“Em relação à impugnação do candidato a vereador Luiz Gonzaga Pereira Trindade pelo União Brasil de Santa Maria, informamos que o candidato está, no momento, dentro do prazo legal para interposição de recursos. Estamos tomando as medidas cabíveis dentro dos prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral.
Esclarecemos que todo o processo está sendo conduzido conforme a legislação eleitoral vigente, e o candidato manterá seu direito de defesa durante este período.
Atenciosamente, Elisangela Morozine Advogada“