Paralelo 29

Mais de 57 mil que deixaram de votar e eleitores dos outros candidatos passam a ser o foco do segundo turno em Santa Maria

Fotos: Divulgação
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Os dois candidatos que irão disputar o segundo turno para a Prefeitura de Santa Maria, Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB), já começaram a arregaçar as mangas para a disputa. A campanha pode ser retomada nesta segunda-feira (7), a partir das 17h.

Quem quiser ser o vencedor no dia 27 de outubro terá que buscar os votos dos outros cinco concorrentes do primeiro turno e entre os 57 mil santa-marienses que não foram votar.

Dos 209 mil eleitores aptos a votar em Santa Maria, 57.661 não foram às urnas, o que equivale a 27,54% dos votos possíveis.

Para título de comparação, toda população de Santiago (incluindo que não tem idade para votar) soma 48,9 mil. A Terra dos Poetas é o segundo maior município da Região Central, menor apenas que Santa Maria.

Se forem acrescidos ao número da abstenção os votos em branco ou nulos, o número de eleitores que não votaram em nenhum dos candidatos no primeiro turno,em Santa Maria, soma 65.201.

Já os votos dos cinco candidatos que não passaram para o segundo turno somam 48.317. Desses, 41.945 foram dados aos dois principais candidatos do campo da direita, Roberta Leitão (PL) e Giuseppe Riesgo (Novo). Somados aos 233 votos de Dr Moacir (PRD), também identificado com a direita, esse total chega a 42.178.

Já os votos de Paulo Burmann (PDT), de centro-esquerda, e de Alídio da Luz (Psol), de esquerda, somam 6.139 votos.

Neste primeiro turno, a diferença entre Valdeci, primeiro colocado, e Decimo, o segundo colocado, foi de 21.285 votos.

OS DOIS CONCORRENTES

VALDECI OLIVEIRA

  • Valdeci Oliveira, deputado estadual pelo PT, ex-vereador, ex-deputado federal duas vezes e prefeito duas vezes de Santa Maria, entre 2001 e 2008. Nestas eleições, o ex-metalúrgico foi o vencedor do primeiro turno com 58.580 votos (40,63%)
  • Concorre a prefeito pela quarta vez. Em 2016, disputou e perdeu o segundo turno por apenas 226 votos para o atual prefeito Jorge Pozzobom (PSDB)
  • O petista encabeça uma coligação formada pela Federação Brasil da Esperança (PT-PC do B-PV) e pelo União Brasil
  • Seu vice é José Haidar Farret, médico, ex-vereador, ex-prefeito por três vezes e ex-deputado estadual. Farret é filiado ao União Brasil

RODRIGO DECIMO

  • Rodrigo Decimo é o atual vice-prefeito de Santa Maria. Ele é engenheiro e empresário. Nestas eleições, Decimo foi o segundo colocado no primeiro turno, com 37.295 votos (25,86%)
  • Concorre a prefeito pela primeira vez. Entrou na política em 2020 como candidato a vice do então prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que buscava a reeleição. Decimo concorreu pelo PSL, que se uniu ao DEM para originar o União Brasil
  • Decimo ficou no União Brasil até abril deste ano, quando assinou ficha no PSDB para concorrer
  • Sua vice é a professora Lúcia Madruga, que foi secretária municipal de Educação por quase oito anos, nas duas gestões de Pozzobom. Lúcia é filiada ao Progressistas (PP)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn