Estado investiu aproximadamente R$ 700 mil para estruturar o novo espaço de serviços estaduais
O governador Eduardo Leite inaugurou, na tarde desta segunda-feira (21), em Santa Maria, a sexta unidade do Tudo Fácil no interior do Estado.
A expectativa é de que mais de 380 mil pessoas sejam beneficiadas com a implantação da nova unidade, para a qual estão previstos 6 mil atendimentos mensais.
Localizada no Vitta Center (Rua Pinheiro Machado, 2366 – Centro), a central oferecerá cerca de 60 serviços presenciais e 758 digitais, incluindo a solicitação da carteira de identidade e serviços do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), do IPE Saúde e do IPE Prev.
O espaço tem estrutura física de 382m², 18 guichês para atendimentos presenciais e seis posições para autoatendimento. Os serviços digitais do Estado estão disponíveis pelo portal rs.gov.br.
“São os governos que precisam se adaptar à vida dos cidadãos, e não o cidadão percorrer uma verdadeira gincana para acessar atendimento ou algum serviço. Com essa concepção, estamos dando mais um passo na interiorização dessas centrais com atendimento próximo, rápido e desburocratizado. Com certeza, tudo vai mesmo ficar mais fácil pros cidadãos de Santa Maria e de toda a região”, afirmou o governador Eduardo Leite.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença do secretário-adjunto de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, cuja pasta é a responsável pelo Tudo Fácil; do presidente do Conselho da Vitta Mall Participações S.A., Giancarlo Castagna; e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.
A unidade está localizada em área estratégica de Santa Maria e deve atender a pessoas de toda a Região Central do Estado, que inclui os municípios de Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi e Vila Nova do Sul, entre outras.
O Estado investiu aproximadamente R$ 700 mil para estruturar o Tudo Fácil Santa Maria, incluindo mobiliário, rede lógica, equipamentos de computação e internet, além da contratação dos serviços terceirizados de atendimento e segurança.
O Vitta Center contribuiu com cerca de R$ 500 mil para a obra de engenharia civil de preparação do espaço.
“Sabemos o quanto a central Tudo Fácil facilita a vida dos cidadãos, simplificando a emissão de documentos e promovendo a inclusão digital e social, por isso ficamos muito satisfeitos a cada inauguração. Nossa missão é levar a rede para todas as regiões do Estado”, destacou Bruno Silveira.
“Estamos aqui no Tudo Fácil, mas o pessoal não tem noção do quanto foi difícil chegarmos nesse momento com tudo pronto. É mais um grande resultado de um trabalho conjunto do Estado, do município e da iniciativa privada”, afirmou o prefeito.
Tudo Fácil
Com 26 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998.
Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta ainda com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, também será inaugurada uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana.
Tudo Fácil Santa Maria
Endereço: Vitta Center (R. Pinheiro Machado, 2366, Centro, Santa Maria).
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.