Os dois candidatos que disputam o segundo turno para a Prefeitura participaram do Estação 29
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Valdeci Oliveira ou Rodrigo Decimo. Um deles será escolhido prefeito de Santa Maria, neste domingo (27), em segundo turno, e terá quatro anos para governar a cidade.
Os dois foram ouvidos pelo Podcast Estação 29 do Paralelo 29 sobre como pretendem viabilizar as propostas de campanha.
Com um orçamento anual de R$ 1,4 bilhão, de onde eles irão tirar recursos para construir uma nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) anunciada nos planos de governo e nos programas de rádio e TV no horário eleitoral? E para uma rotatória ou passarela no Bairro Dores? E para a implantação de terceiro turno nos postos de saúde e de turno integral nas escolas municipais?
Em primeiro lugar, se depender do que os candidatos responderam, esses recursos não sairão de aumento de impostos. Ambos rejeitam aumentar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e outros tributos e descartam criar novas taxas no município.
Santa Maria e mais 50 municípios terão segundo turno neste domingo
As soluções apontadas
A solução apontada tanto por Valdeci como por Decimo é a elaboração de “bons projetos” para atrair recursos e, assim, também aumentar o orçamento municipal.
Valdeci retoma a ideia de fortalecer a Secretaria de Captação de Recursos e, a exemplo dos seus dois governos (entre 2001 e 2008), buscar verbas sobretudo no governo federal. Aposta nos dois anos em que terá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandando o Palácio do Planalto.
Decimo, por sua vez, aposta, sobretudo, em Parcerias Públicos-Privadas (PPPs), a exemplo do que foi feito com a iluminação pública e que resultará na substituição e modernização de 28 mil pontos de luz. As mesmas parcerias, em menor escala, resultaram em uma nova praça na cidade.
Um ponto comum entre ambos é a visão sobre a situação fiscal da Prefeitura de Santa Maria. Tanto o petista como o tucano afirmam que o Município tem boa saúde financeira, o que permite novos financiamentos e empréstimos para viabilizar o que estão propondo.
Os dois podcasts já estão disponíveis nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotify. As entrevistas foram conduzidas por José Mauro Batista e Rodrigo Dias.
PT e PSDB revivem no 2º turno em Santa Maria a disputa que dominou o Brasil por 20 anos
Candidatos já tinham participado de podcasts; confira
Esta foi a segunda participação de Valdeci e Decimo no Estação 29. No primeiro turno, o Estação 29 ouviu seis dos sete pré-candidatos (Paulo Burmann, do PDT, não pôde comparecer).
Nessa primeira rodada, quando as candidaturas ainda não estavam oficializadas, o Estação 29 também tratou de questões ideológicas e alianças eleitorais. Confira, abaixo.
QUEM SÃO OS CANDIDATOS
VALDECI OLIVEIRA
- 67 anos, casado e pai de duas filhas
- Ex-metalúrgico, foi vereador, deputado federal, prefeito de Santa Maria por duas gestões (entre 2001 e 2008) e atualmente está no quarto mandato de deputado estadual
- É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1986
- Concorre por uma aliança formada pela Federação Brasil da Esperança (PT-PC do B-PV) e União Brasil. Seu vice é o médico, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual José Haidar Farret (União Brasil)
RODRIGO DECIMO
- 57 anos, casado e pai de dois filhos
- Empresário, foi presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e é o atual vice-prefeito da cidade
- É filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde abril deste ano. Em 2020, concorreu como vice-prefeito pelo antigo PSL (Partido Social Liberal), que foi extinto após fusão com o Democratas, dando origem ao União Brasil. Decimo permaneceu no União Brasil até abril deste ano
- Concorre por uma aliança formada pela Federação PSDB-Cidadania, Progressistas (PP), Republicanos, PSD e PSB. Sua vice é a professora Lúcia Madruga (Progressistas), que foi secretária de Educação de Santa Maria por quase oito anos