Polícia Civil desencadeou Operação Exitium nesta quarta-feira
A Polícia Civil de São Sepé desencadeou, nesta quarta-feira, uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas. Até o momento, 25 pessoas já foram presas por ligação com uma facção da Região Metropolitana que tenta dominar o comércio de drogas no município.
Denominada Operação Exitium, a ação polícial havia predido 24 pessoas, sendo 15 homens e nove mulheres, no início da manhã. Na sequência, houve uma prisão em Tramandaí, no Litoral Norte, elevando o número de presos para 25.
Também houve dois autos de prisão em flagrante, um por tráfico de drogas e outro por posse de arma de fogo. Foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão, três apreensões de veículos e drogas (crack e cocaína).
As ações ocorreram nos bairros Tatsch, Santo Antônio, Pontes, Londero, Kurtz, Vitória, Santos, Centro, Cristo Rei e Auto do Posto. Também foram cumpridos mandados em Porto Alegre, Canoas, Tramandaí, Santa Maria e Vila ova do Sul.
Houve ainda o cumprimento de mandados de prisão e de busca na Penitenciária Estadual Modulada de Charqueadas.
Fora do Rio Grande do Sul, a Polícia Civil cumrpiu ordens judiciais nas cidades de Quedas do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste, no Paraná.
Investigação aponta “modus operandi”
A investigação desenvolvida pela Seção de Investigação da Delegacia de Polícia de São Sepéteve início em agosto do ano passado.
Os investigadores apuraram que uma facção criminosa da Região Metropolitana, que tem representantes em São Sepé, tentou se consolidar no município, mesmo depois das Operações Tentáculos I e II (2019), Tele Pó e Errático (2021), Reprise (2022) e Adicto (2023).
Conforme a Polícia Civil, essa facção pretende dominar o comércio de drogas em São Sepé e Reião Central. Para isso, a facção coopta traficantes. A organização promove uma espécie de rodízio, enviando outros integrantes da Região Metropolitana para São Sepé.
Os novos integrantes praticam o tráfico de drogas em todas as modalidades, como armazenamento, distribuição, comércio, controle e fiscalização das atividades criminosas junto aos traficantes locais.
“Toda essa logística é traçada e determinada por um indivíduo oriundo de Canoas, sendo este considerado uma liderança da facção da Região Metropolitana, em São Sepé. Grande parte dos investigados já possui antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico formando uma grande estrutura de criminosos voltados ao crime na cidade”. diz a Polícia Civil.
O operação foi batizada de Exitium em alusão aos objetivos, que são desestruturar, desmantelar e destruir a célula criminosa que tenta se instalar em São Sepé.
Presos com fichas criminais extensas
De acordo com a Polícia Civil, os presos nesta quarta-feira possuem antecedentes policiais por crimes diversos, como assassinato, tráfico, assalto, furto, posse ilegal de arma de fogo, recepção, lesão corporal, ameaça, desacato e dano, entre outros.
Todos os presos serão recolhidos ao Presídio Estadual de São Sepé e ao Presídio Regional de Santa Maria, no caso das mulheres presas.
A LOGÍSTICA DA OPERAÇÃO
- A operação foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de Polícia (DP) de São Sepé e envolveu agentes de 29 municípios
- Participaram policiais civis de Santa Cruz do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo, Porto Alegre, Tramandaí, Vila Nova do Sul, São Gabriel, Santiago, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Santa Maria, Itaara, Restinga Sêca, Agudo, Pinhal Grande, São Pedro do Sul, Nova Palma, Tupanciretã, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Dona Francisca, Silveira Martins e Ivorá, além do canil do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPCHq) da Brigada Militar de Santa Maria
(Com informações da Polícia Civil)