É o primeiro hospital da área da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde a receber o título
DANIELLE MORAIS – COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/EBSERH
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o título Hospital Amigo da Criança.
Com isso, é o primeiro hospital da área da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde a receber o título. O resultado da avaliação realizada pelo Ministério da Saúde foi divulgado recentemente, durante reunião no Husm, que é um hospital da Universidade Federal de Santa Maria (UFS).
Desde 2004, período da primeira reunião para iniciar o processo de credenciamento, o Hospital tem passado por uma série de processos para conquistar a certificação.
“Foi uma construção com avanços e retrocessos, até que em 2019, foi criado o Comitê de Aleitamento Materno do HUSM, com o objetivo de normatizar e mobilizar a instituição na condução da Política de Aleitamento Materno do Hospital Universitário de Santa Maria”, afirmou Berenice Rodrigues, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado.
IHAC
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para tanto, precisa da mobilização dos profissionais de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Inclusive, cerca de 500 profissionais e estudantes envolvidos na linha materno infantil do HUSM já foram capacitados ao longo dos últimos dois anos.
O hospital conquistou com êxito o credenciamento por cumprir todos os critérios que o Ministério da Saúde exige com base nas seguintes normas: Dez passos para o sucesso do aleitamento materno, Código Internacional de Substitutos do Leite Materno – Lei 11265/2006 (NBCAL), Cuidado Amigo da Mulher (CAM) e sobre a permanência da mãe ou do pai e acesso livre de ambos junto ao recém-nascido (PRN).
“A certificação é resultado do empenho e dedicação dos profissionais diante das mudanças nos processos de trabalho. O HUSM cumpre toda as legislações e recomendações do Ministério da Saúde, a exemplo das boas práticas do parto e do nascimento, com os métodos não farmacológicos, alívio da dor, acompanhante de livre escolha da paciente, direito à alimentação, entre tantas outras iniciativas”, afirma Jacqueline Quadros, chefe da Unidade de Saúde da Mulher.
Processo avaliativo
A comissão avaliadora foi composta por três nutricionistas, duas do Ministério da Saúde e uma da Secretaria de Estado da Saúde que passaram dois dias, 30 e 31 de outubro, conferindo de perto a situação em que o hospital se encontra em relação ao que estabelece todos esses critérios, fazendo entrevistas com profissionais de saúde, gestantes, mães da UTI neonatal e puérperas. Visitaram o Centro Obstétrico, Maternidade, UTI Neo e Pré-natal.
Segundo Jacqueline, as entrevistas e observações foram realizadas desde a portaria do hospital até a assistência. Todo o corpo clínico, corpo não clínico e pacientes participaram.
Existe um questionário para cada tipo de categoria e tudo é baseado nos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O HUSM teve que cumprir 80% de cada um dos passos para conseguir a certificação.
“O título representa a conquista do reconhecimento pelo cuidado qualificado e humanizado prestado à mulher, ao bebê e à família nas Unidades que integram a Linha de Cuidado Materno Infantil do HUSM, com ênfase na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher”, acrescentou Berenice.
Para manter o título, o hospital será reavaliado a cada 3 anos. O Credenciamento traz um incremento financeiro nas diárias de internação hospitalar nos serviços da Linha Materno Infantil (Maternidade e UTI neonatal). Em data ainda não divulgada, o hospital receberá a placa da certificação para fixação na unidade.
Avanços no HUSM que contribuíram para a certificação
-Sensibilização da gestão e equipe quanto à importância deste credenciamento;
-Aprimoramento constante do processo de cuidado no parto e nascimento;
-Constituição do Comitê de Aleitamento Materno;
-Construção e implementação da Política de Aleitamento Materno;
-Construção e implementação de protocolos contemplando o cuidado amigo da mulher e os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno;
-Capacitação de toda equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementação desta Política;
-Implementação de grupos de apoio à gestante, puérpera e família;
-Implementação da Consultoria em Aleitamento Materno;
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.