Lula sanciona lei aprovada pelo Congresso Nacional, mas sigilo sobre dados de incluídos na lista pode ser mantido pela Justiça
PARALELO 29 *
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (28) o projeto de lei que determina a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais.
A nova Lei 15.035/2024 inclui no Código Penal autorização para busca pública pelo nome completo e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de condenados por estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes e exploração da prostituição, além da conduta de filmar e divulgar vídeos íntimos de terceiros sem autorização.
É o caso de um jovem condenado recentemente em Santa Maria por abusar de adolescentes e gravar vídeos de atos sexuais para vendê-los em plataformas digitais. Também há casos de pais e avôs condenados por abuso em municípios da Região Central.
Estuprador foragido é preso em Nova Palma
Restrição ao acesso de dados
O texto também prevê que o sigilo dos dados do condenado poderá ser mantido pela Justiça. Nesse caso, o juiz deverá fundamentar a manutenção da restrição do acesso aos dados. Em caso de absolvição, as informações pessoais do acusado deverão ser mantidas em sigilo.
O banco de dados será formado a partir de informações que constam no Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro.
Pai que abusou da filha por 13 anos é preso em Ivorá
A sanção da lei também teve a assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do advogado-geral da União, Jorge Messias, da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.