Paralelo 29 noticiou a operação no início da tarde desta quarta-feira; 28 mandados de busca e apreensão foram cumpridos
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Em uma operação que durou seis horas, nesta quarta-feira (4), a Polícia Civil apreendeu drogas, estoques (armas artesanais), celulares e carregadores na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). O Paralelo 29 noticiou com exclusividade a revista no início da tarde, mas a ação policial só foi confirmada às 23h desta quarta.
Conforme a Polícia Civil, a Operação Marduk, em conjunto com a Polícia Penal, cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em todas as celas de duas galerias da Pesm.
“Esta ação integra um conjunto de ações estratégicas visando à segurança e à ordem nos estabelecimentos penais do estado, em consonância com o programa RS SEGURO, instituído pelo governo wstadual”, diz a nota divulgada pela Polícia Civil.
GAECO/MPRS contabiliza 28 prisões de criminosos comandados por facção no presídio de Pelotas
Assassinatos e disputa de território

A Operação Marduk teve origem em investigação para identificar as lideranças de duas facções criminosas envolvidas em homicídios.
Entre os assassinatos atribuídos a esses grupos está a execução de João Veríssimo Bayer da Silva, de 20 anos, na invasão conhecida como Babilônia, no Bairro Passo D´Areia, na região Centro-Oeste. João Veríssimo foi morto a tiros na noite de 5 de novembro. O motivo seria uma disputa por território, segundo a Polícia Civil.
Draco e PRF prendem casal com mais de 15 quilos de pasta base de cocaína em Santa Maria
Operação contou com mais de 100 agentes

Mais de 100 policiais civis e penais participaram da operação, que foi coordenada pelo delegado Adriano Winkelmann De Rossi, da Delegacia de Homicídios de Santa Maria.
A força-tarefa da Operação Marduk reuniu 21 policiais de seis Delegacias de Santa Maria, da DPde Itaara e da DP de Silveira Martins.
Já a Polícia Penal empregou mais de 50 agentes, entre eles policiais penais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Agência de Inteligência e policiais penais da Pesm, além de cães farejadores do canil.
(*Com informações da Polícia Civil)