Nova atração vai ao ar neste sábado, a partir das 13h
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29*
Há exatamente um ano, a chefe de cozinha Regina Tchelly, idealizadora do Favela Orgânica, um projeto que promove sustentabilidade e culinária saudável no Rio de Janeiro, ministrou um curso em Santa Maria. Neste sábado (7), ela estreia, na TV Brasil, às 13h, o programa Xodó de Cozinha.
O novo programa de culinária da TV estatal terá uma temporada total de 26 episódios. Cada um deles contará com um convidado especial, um alimento e um tema para discussão.
Os assuntos giram em torno da alimentação saudável com baixo custo, geração de renda e empreendedorismo, educação financeira, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, e sustentabilidade, que tornou o Favela Orgânica uma referência mundial.
Além disso, haverá foco na valorização da cultura tradicional e afetiva, destacando receitas que evocam memórias e heranças culinárias.
“Estamos entusiasmados em trazer para o público uma atração que promove a alimentação saudável e responsável ao mesmo tempo que valoriza a cultura e as tradições do povo brasileiro, cumprindo uma das missões da comunicação pública”, destacou o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Jean Lima.
Para a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, Xodó de Cozinha é um programa que agrega à comunicação pública e à missão da TV Brasil.
“Este é um programa de culinária diferente, apresentado por uma chef que mora no Morro da Babilônia [RJ] e que trabalha com cozinha sustentável desde antes de o debate da emergência climática estar colocado com a urgência que vemos hoje. A atração ensina receitas simples e acessíveis que também podem servir de fonte extra de renda. É um programa que tem charme e convidados fantásticos”, declarou.
Primeiro episódio
O primeiro episódio recebe os chefs de cozinha Claude Troisgros e João Batista. O tema é o aproveitamento integral dos alimentos em restaurantes, que descartam mais de 5 toneladas de comida por ano no Brasil.
Com isso em mente, na estreia, Regina faz receitas com a manga – fruta abundante e tradicional no país – e conversa sobre maneiras de gerar menos resíduos.
O público vai poder anotar receitas como sorvete de manga com banana, suco de folhas de manga com abacaxi, e salada de manga verde.
“Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível”, conta Regina Tchelly, que há 13 anos lidera o Favela Orgânica nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, localizadas na zona Sul do Rio de Janeiro.
Regina Tchelly, da Favela Orgânica, ensina receitas contra o desperdício de alimentos em Santa Maria
Coprodução
Xodó de Cozinha é uma coprodução com a Kromaki, que tem entre seus mais recentes sucessos as séries Os Quatro da Candelária (Netflix), Romário – O Cara (Max), além do longa Isabella: O Caso Nardoni (Netflix).
A direção é de Pedro Asbeg. Formado em cinema pela Universidade de Westminster, Asbeg é um premiado documentarista em atividade desde 1997.
Seu mais recente trabalho é O Ninho, série de três episódios para a Netflix sobre o incêndio que matou dez jovens atletas no Centro de Treinamentos do Flamengo.
Entre outras obras, dirigiu quatro documentários de longa-metragem: Mentiras Sinceras, Democracia em Preto e Branco, Geraldinos, e América Armada.
“O principal diferencial de Xodó de Cozinha é o olhar da Regina para o uso integral dos alimentos. O público vai se deparar com receitas que dificilmente acharia em outro lugar. São pratos muito originais, que trabalham com ingredientes do nosso dia a dia, mas usando métodos de preparo muito diferentes” avaliou Asbeg.
Sobre o Favela Orgânica
O Favela Orgânica já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, por suas ações que visam promover a segurança alimentar, capacitação profissional e uma mudança na cultura de consumo e desperdício de alimentos. Chef de cozinha, empreendedora social e fundadora do projeto, Regina é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.
Quando esteve em Santa Maria, em 8 de dezembro do ano passado, Regina Tchelly ministrou uma oficina na Horta Comunitária Neide Vaz, no Residencial Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobom, em um evento apoiado pelo gabinete da vereadora Helen Cabral (PT).
A simpática e falante paraibana mostrou que é possível produzir comida saudável e barata a partir do aproveitamento total dos alimentos. Regina Tchelly transforma cascas, sementes e folhas, talos, que geralmente vão para o lixo, em pratos e quitutes apetitosos, como torresmo a partir da casca da mandioca.
Regina Tchelly também mostrou que é possível pessoas da comunidade se transformarem em empreendedoras. Ela mesmo tem um restaurante de gastronomia orgânica que é disputado por celebridades que visitam o Rio de Janeiro.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
(*Com informações da TV Brasil)