Projeto Ebserh em Ação termina neste dia 14, com o ‘Dia E’ em mais de 40 hospitais da Rede
Este sábado (14) será de grande movimentação nos três hospitais que integram a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) no Rio Grande do Sul, entre eles o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Juntamente com o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e o Hospital Universitário Dr Miguel Riet Corrêa Jr, da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), o Husm vai realizar cirurgias, exames e consultas, como parte das ações relativas ao Dia E, que encerra o projeto Ebserh em Ação.
Husm
No HUSM-UFSM serão realizados seis procedimentos de cirurgia geral, dois de cirurgia vascular, dois de cirurgia pediátrica, três de ortopedia, quatro de ginecologia e quatro de cirurgia torácica, totalizando 21 cirurgias.
Desde o início do projeto, o HUSM já realizou 50 cirurgias em regime de mutirão: oito oncológicas em outubro; 22 oncológicas e 20 não oncológicas em novembro.
HU-Furg
O HU-Furg realizará um mutirão de exames e consultas, incluindo 20 tomografias, 16 ressonâncias magnéticas, 20 ultrassonografias, dez exames de endoscopia/colonoscopia, 20 consultas odontológicas e 40 consultas de cardiologia para pacientes já referenciados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
HE-UFPel
Já o mutirão do HE-UFPel vai incluir 24 ecografias mamárias, 50 tomografias, 40 mamografias, seis endoscopias digestivas, seis colonoscopias, duas histerectomias, duas amputações cônicas de colo uterino, duas setorectomias, uma herniorrafia inguinal e 1 retirada de cisto tireoglosso, também para pacientes do SUS já referenciados.
Redução do tempo de espera
As ações têm por objetivo a redução do tempo de espera por exames e cirurgias, e busca promover também o envolvimento dos Programas de Residência dos hospitais e universidades, promovendo o ensino em Saúde.
“Esta ação dá celeridade às filas de espera e aos diagnósticos, possibilitando iniciar o tratamento em tempo mais oportuno”, pontua a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HE-UFPel, Patricia Noguez.
No HE-UFPel, os exames e procedimentos ocorrerão, durante todo o dia, na Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados, nos prédios do Hospital Escola e na Faculdade de Medicina e no Centro Cirúrgico e a previsão é atender 134 pacientes.
Ebserh em Ação
O projeto Ebserh em Ação reúne 44 hospitais federais distribuídos em todo o país, num esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
Rede Ebserh
O HUSM-UFSM, o HE-UFPel e o HU-Furg fazem parte da Rede Ebserh desde 2013, 2014 e 2015, respectivamente. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
(Com informações da Unidade de Comunicação Regional nº 16 HUSM/EBSERH)