Equipe de transição do prefeito eleito Rodrigo Decimo mantém negociações e articulações em sigilo
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O colunista acompanha trocas de comando na Prefeitura de Santa Maria desde 1992, quando era repórter do jornal A Razão, veículo impresso da cidade e região que deixou de circular em 2017. E afirma: nunca houve uma sucessão municipal tão silenciosa como a do governo Jorge Pozzobom para o futuro governo de Rodrigo Decimo. No entanto, a coluna traz alguns possíveis nomes.
Com base em conversas com suas fontes, o Paralelo 29 traça um panorama do que está rolando nos bastidores do Executivo Municipal para a formação do secretariado. Por isso mesmo, as principais fontes, e a pedido delas, falaram “em off”.
Atuais vereadores na lista de cotados
A coluna apurou que dois dos atuais vereadores que não se reelegeram estão cotados para cargos no primeiro escalão a partir de 1º de janeiro, quando o atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB), assumirá o comando da Prefeitura com sua vice, Lúcia Madruga (Progressistas).
Um desses nomes é Getúlio Jorge de Vargas (Delegado Getúlio), do Republicanos, aliado de primeira hora na campanha eleitoral que levou Decimo à vitória.
Delegado aposentado da Polícia Federal, Getúlio é cotado para assumir a Secretaria de Segurança Pública, que será criada com algumas novas funções (veja abaixo).
Outro nome é Juliano Soares, o Juba (PSDB), que já foi secretário de Habitação. Juba estaria cotado para a pasta de Desenvolvimento Social (não se sabe se continuará com esse nome).
No entanto, ele é uma espécie de coringa, podendo assumir outra secretaria, conforme as negociações com outros partidos.
Há mais nomes bem cotados como os dos vereadores Pablo Pacheco (presidente do PP) e Manoel Badke, Maneco (União Brasil). Os dois não disputaram a reeleição e são considerados aliados fiéis à nova gestão, além de integrarem partidos da coligação vitoriosa.
Há ainda, partidos menores que participaram da coligação do primeiro turno, como PSD e PSB. Porém, nenhum elegeu vereador, o que diminui – e muito – o grau de participação. Tudo vai depender do novo desenho a ser conhecido no início da próxima semana.
Cada vereador terá R$ 880 mil para emendas impositivas em Santa Maria
A cobertura dos veículos de comunicação
Como dito na abertura da coluna, o colunista acompanha transições de governo desde 1992. E em todas elas havia uma ampla cobertura dos veículos de comunicação acerca dos governos que estavam em processo de montagem. Havia uma saudável disputa na imprensa local para ver quem saía primeiro com uma informação relevante.
Algumas transições ocorreram entre os mesmos partidos, como agora, em que o PSDB mantém sua hegemonia e a cabeça de chapa. Os santa-marienses ficavam sabendo do possível secretariado bem antes do eleito anunciar a equipe. E acertavam.
Na transição atual, pouco se sabe das articulações entre os partidos. Raras foram as notícias sobre possíveis nomes que irão compor a equipe de Rodrigo decimo e Lúcia Madruga.
Não é um problema do governo ou da equipe de transição, pois quanto menor for a repercussão externa, melhor para quem está tratando da montagem do governo. Já bastam as pressões internas, que são comuns a todos os processos de transição.
O governo, aliás, fez um seminário de transição com servidores e representantes de entidades, em 23 de novembro, para discutir temas municipais e colher sugestões. Foi uma atividade aberta, na Faculdade Palotina (Fapas) para subsidiar a equipe do futuro governo.
Decimo, Lúcia e os 21 vereadores eleitos em Santa Maria serão diplomados dia 19
“Há muita especulação. Realmente teremos um novo governo”, diz presidente do PSDB
O presidente do PSDB, Guilherme Cortez, disse à coluna que a estrutura (desenho da nova administração) deverá ser conhecida na próxima segunda-feira (16). Já o anúncio do secretariado ficará mais para o final da semana que vem, possivelmente.
O presidente do PSDB, Guilherme Cortez, disse à coluna que “há muita especulação” nas listas de nome e afirma que o objetivo é construir um governo com cara nova.
“Teremos um governo novo, diferente, com a cara do Rodrigo e da Lúcia. Tem muitos candidatos aí, mas a concretização é outra história!, afirma.
Cortez, um dos articuladores da candidatura de Decimo, afirma que a equipe tem evitado especulação e focado no trabalho.
“Enquanto alguns especulam, a gente trabalha para termos uma estrutura que dê resultados”, diz, referindo-se à reforma administrativa que será encaminhada à Câmara de Vereadores para ser aprovada ainda na atual legislatura para deixar tudo alinhado para o início de gestão.
PODCAST: “O PP é protagonista e vai governar”, diz Sergio Cechin, decano dos vereadores eleitos
NOVAS SECRETARIAS
Duas foram prometidas na campanha eleitoral
AÇÃO COMUNITÁRIA, CIDADANIA E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA: Esta pasta é uma novidade. Em princípio, aglutinaria parte das funções da pasta de Desenvolvimento Social com Defesa Civil
SEGURANÇA PÚBLICA: Prometida em campanha, absorveria funções que hoje estão com a pasta de Mobilidade Urbana, como a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), à qual são vinculados os agentes de trânsito
TURISMO: Também prometida em campanha, a nova pasta seria desmembrada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. É possível que fique responsável por grandes eventos.
ALGUNS NOMES COTADOS PARA O PRIMEIRO ESCALÃO
ADELAR VARGAS (BOLINHA): Vereador reeleito para o terceiro mandato, é um dos nomes do MDB, que apoiou Rodrigo Decimo no segundo turno. Como já foi secretário de Ação Comunitária e chefe da Defesa Civil no segundo governo de Cezar Schirmer (PMDB), Bolinha é cotado para a nova pasta de Ação Comunitária, Cidadania e Resiliência Climática
ALEXANDRE REIS: Economista e secretário-geral do Progressistas (PP), Reis é cotado para uma pasta da área econômica. Pode ser Finanças, Planejamento ou mesmo Desenvolvimento Econômico se a secretaria cotinuar com esse nome
DIEGO RIGON DE OLIVEIRA: Servidor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), é filiado ao MDB, mas seria uma indicação do Sinicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), uma das entidade apoiadoras do futuro prefeito já no primeiro turno das eleições
GETÚLIO DE VARGAS (DELEGADO GETÚLIO): Vereador não reeleito pelo Republicanos, é cotado para assumir a nova pasta de Segurança Pública. Getúlio é delegado aposentado da Polícia Federal, tem cursos e especializações e é considerado um aglutinador
GIUSEPPE RIESGO: Advogado, ex-deputado estadual e ex-candidato a prefeito do partido Novo, derrotado no primeiro turno, Riesgo foi um dos primeiros a abraçar a campanha tucana no segundo turno. Estaria cotado para comandar o Instituto do Planejamento (Iplan), uma autarquia
LUIZ CARLOS ÁVILA DA SILVA (FORT): Ex-vereador com três mandatos pelo PT, Fort ingressou no Progressistas (PP) e retorna à Câmara Municipal. Estaria cotado para assumir a Secretaria da Saúde, em princípio. Fort é assessor regional do deputado federal Pedro Westphalen Corrêa, que é médico e integrante da Bancada da Saúde na Câmara dos Deputados
PABLO PACHECO: Atual presidente do Progressistas (PP), o vereador que não concorreu à reeleição é considerado nome forte para uma secretaria ligada à área empresarial
RONNIE ELTON GABBI: Ex-diretor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Santa Maria, Ronnie é considerado um dos quadros mais influentes da atual administração. É Assessor Superior do Prefeito, lotado no Gabinete do Prefeito. Graduado em Aministração de Empresas, tem doutorado em Desevolvimento Regional e é conhecido como coach
NOMES COTADOS PARA CONTINUAR
BELOYANNES ORENGO DE PIETRO JUNIOR: Atual secretário de Licenciamento e Desburocratização seria um dos mantidos
CAROLINA SALBEGO LISOWSKI: Atual secretária de Administração e Gestão e Pessoas, também atuou na Controladoria e Auditoria Geral do Município,
GILVAN RIBEIRO: Atual secretário de Esporte e Lazer fez um trabalho reconhecido na pasta e é irmão do vereador reeleito Givago Ribeiro (PSDB)
GUILHERME CORTEZ: Presidente do PSDB, Cortez é considerado um dos principais articuladores das duas gestões do prefeito Jorge Pozzobom, nas quais ocupou diversos cargos, como chefe da Casa Civil e Procuradoria-Geral do Município
MICHELE ANTONELLO: A atual secretária de Finanças tem um trabalho técnico bem avaliado
RAMIRO GUIMARÃES: Atual secretário de Comunicação, acompanha Jorge Pozzobom há muito tempo, atuando nas duas administrações tucanas, Ramiro é um dos nomes que deve ser mantidos no futuro governo
ROSE CARNEIRO: A empreendedora cultural tem um trabalho bem conceituado na Secretaria de Cultura e pode continuar
WAGNER OLIVEIRA DA ROSA: Atual secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos estaria cotado para continuar no futuro governo
ATUAIS SECRETARIAS
No desenho atual, Prefeitura tem 20 postos no primeiro escalão:
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS
CONTROLADORIA E AUDITORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
CULTURA
COMUNICAÇÃO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
DESENVOLVIMENTO RURAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EDUCAÇÃO
ESPORTE E LAZER
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
FINANÇAS
GABINETE DO PREFEITO
HABITAÇÃO
INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
LICENCIAMENTO E DESBUROCRATIZAÇÃO
MEIO AMBIENTE
MOBILIDADE URBANA
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
SAÚDE