Apreensão feita em 2022 pela Brigada Militar levou a uma investigação federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Carta Marcada, de repressão ao tráfico internacional de drogas, especialmente de skunk, MDA e maconha. Foram cumpridos quatro mandados expedidos pela Justiça Federal de Santa Maria.
Segundo a Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão pessoais e residenciais fora cumpridos em Santa Maria e Rosário do Sul.
Colecionadores de armas, caçadores e atiradores esportivos forneciam armas para facções no RS
Esquema internacional
A investigação teve início em outubro de 2022 com a abordagem de um homem pela Brigada Militar, em Santa Maria, com quilos da droga MDA e R$ 390 mil reais em espécie. A partir daí, ele passou a ser investigado pela Polícia Federal.
As diligências realizadas revelaram que o suspeito integrava uma associação criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas.
Nesse sentido, o grupo transportava drogas sintéticas e valores em espécie do Brasil para Montevidéu, no Uruguai, retornando ao solo brasileiro com cargas de skunk e maconha.
A ação desta quarta-feira teve como objetivo coletar novos elementos de prova e implementar medidas cautelares aos investigados impostas pela Justiça.
AS MEDIDAS CONTRA O INVESTIGADO
- Proibição de contato com outros investigados, exceto familiares diretos
- Uso de monitoramento eletrônico
- Proibição de saída do município de residência
- Proibição de aproximação de áreas de fronteira, até 150 km dos limites territoriais
- Recolhimento domiciliar noturno durante a semana, e integral nos finais de semana e feriados