Investigado por atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 divulgou vídeo nas redes sociais desafiando ministro do STF
A Polícia Federal (PF) prendeu na sexta-feira (20) o radialista Roque Saldanha, um dos investigados no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que trata dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele ofendeu o ministro Alexandre de Moraes em um vídeo.
O radialista foi preso em Colatina (ES) e levado para a realização de exames de corpo de delito. Ele passará por uma audiência de custódia neste sábado (21).
Saldanha estava foragido desde o mês passado após ter quebrado a tornozeleira eletrônica. O uso obrigatório é uma das medidas cautelares determinadas contra ele pelo relator da investigação no STF, ministro Alexandre de Moraes.
Antes de romper o equipamento e fugir de Governador Valadares (MG), onde tem residência, Saldanha publicou um vídeo nas redes sociais no qual proferiu ofensas e xingamentos contra o ministro. Ele mandou Moraes “enfiar a tornozeleira no c….”
À CNN, a defesa do radialista afirmou que “é lamentável testemunhar uma pessoa ter seu direito ao trabalho cerceado”.
O advogado João Carlos de Farias Soares disse que iapedir reconsideração da prisão na segunda-feira (23). Segundo ele, Saldanha precisa sair da cadeia para cuidar da esposa doente.
“O limite para o uso da tornozeleira eletrônica é de 90 dias, prorrogáveis, mas o meu cliente já utiliza o dispositivo há quase dois anos. Esse uso prolongado configura um claro excesso de prazo. Além disso, a tornozeleira tem causado queimaduras e ferimentos em sua perna, o que caracteriza uma forma de tortura. Submeter alguém a esse tipo de sofrimento pode levá-lo a atitudes extremas”, disse em nota.
(Com informações da Agência Brasil e da CNN)