Giuseppe Riesgo assumirá Secretaria de Parcerias; Schirmer e Luiz Otávio Prates continuam na nova gestão do MDB na capital
O prefeito reeleito de Porto Alege, Sebastião Melo (MDB), anunciou na tarde desta sexta-feira (27) os nomes de três secretários com origem política em Santa Maria. Além de Cezar Schirmer e Luiz Otávio Prates, que já fazem parte do atual governo da capital, Melo anunciou Giuseppe Riesgo.
Riesgo, que é ex-deputado estadual e concorreu a prefeito de Santa Maria nas eleições deste ano, foi bancado pelo partido Novo para assumir a Secretaria de Parcerias.
GOVERNO DECIMO: Continuidade na Saúde e novidade na pasta de Planejamento e Administração
Schirmer e seu pupilo permanecem
Schirmer, que foi prefeito de Santa Maria entre 2009 e 2016, pelo então PMDB (hoje MDB), continuará no comando da Secretaria de Planejamento. Schirmer está encerrando seu mandato na Câmara de Vereadores da capital conquistado em 2020.
Prates é jornalista e começou na Secretaria de Comunicação da Prefeitura na gestão de Cezar Schirmer. Depois que o então prefeito renunciou, em 2016, para assumir a Secretaria de Segurança do governo Sartori, o jornalista foi para a capital. Trabalhou com Schrimer e depois em gabinete parlamentar até ser nomeado secretário do governo Melo.
Além dos três santa-marienses, Melo também anunciou Matheus Xavier, subchefe do Interior da Casa Civil do governo Leite como presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Xavier é suplente de vereador pelo PSDB na legislatura que está se encerrando.
Melo também manteve André Flores na Secretaria de Obras. Flores é advogado e ocupou cargos na Prefeitura e na Câmara.
Riesgo divulgou anúncio nas redes sociais
O advogado e ex-deputado Giuseppe Riesgo divulgou nas redes sociais que irá assumir a pasta de Parcerias no segundo governo do emedebista Sebastião Melo. O partido Novo também noticiou a novidade em seu site.
Riesgo não se reelegeu para a Assembleia Legislativa em 2022, apesar de ter feito 28.209 votos. Em 2018, quando conquistou a cadeira no Parlamento Estadual, ele fez 16.224 votos.
Já na eleição para a Prefeitura de Santa Maria, Riesgo ficou em quarto lugar no primeiro em uma disputa entre sete candidaturas. Ele fez 15.107 votos, o equivalente a 10,48% do total. No segundo turno, o advogado apoiou Rodrigo Decimo (PSDB), prefeito eleito.
Entre as atribuições do futuro secretário em Porto Alegre está a concessão do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) à iniciativa privada.