Paralelo 29

Morre Titi Roth, artista plástico e professor que foi vice-reitor da UFSM e secretário de Cultura e de Educação de Santa Maria

Foto: Arquivo, PMSM

Jão Luiz Roth era um dos expoentes do mundo acadêmico e da cultura

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Morreu neste domingo (29) o artista plástico e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) João Luiz de Oliveira Roth, o Titi Roth, aos 73 anos, um dos expoentes do mundo acadêmico e da cultura. Ele também foi vice-reitor e secetário municipal de Cultura e de Educação.

Graduado em Desenho e Plástica pela UFSM, Titi Roth foi vice-reitor na gestão do professor Tabajara Gaúcho da Costa (1989-1993) e secretário de Cultura e de Educação no primeiro governo de Cezar Schirmer (PMDB), entre 2009 e 2011. Ainda na vida acadêmica, foi pró-reitor de Assuntos Estudantis na gestão do professor Paulo Sarkis.

Roth deixou a atividade pública em decorrência de um aneurisma cerebral e estava doente há alguns anos em decorrência do seu estado de saúde. Ele parou de produzir em 2015.

No início de 2023, a obra de Titi Roth fez parte de uma exposição no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), em homenagem ao artista plástico santa-mariense. Ele participou da série “Grandes nomes no Masm”, que homenageia artistas plásticos e visuais que tiveram alguma ligação com o Masm. Titi Roth participou da revitalização do museu quando estava à frente da Cultura.

Professor ainda jovem

Nascido em Santa Maria em 11 de julho de 1951, Titi Roth passou a infância no Rio de Janeiro. De volta à terra natal, começou a lecionar desenho na UFSM aos 23 anos.

Pós-graduado na Universidade Complutense de Madri, na Espanha, e doutor em Letras pela PUCRS, Titi Roth participou de exposições de arte no Brasil e no Exterior.

Especializado em desenho, gravura e pintura, o artista criou o que ficou conhecido como “Método Roth” por seus alunos. Como artista, recebeu diversos prêmios e homenagens.

UFSM e Sedufsm lamentam perda

A UFSM divulgou nota de pesar pela morte do ex-vice-reitor. A instituição informa que Roth está sendo velado na Capela Ipê Roxo, no Memorial São Martinho, das 17h às 22h deste domingo (29) e das 6h às 10h desta segunda (30). O sepultamento será no Cemitério Santa Rita.

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) também divulgou nota. Em suas redes sociais, a entidade destaca a trajetória do professor.

CONFIRA A NOTA DA UFSM

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) comunica o falecimento de João Luiz de Oliveira Roth, conhecido como Titi Roth, ocorrido no dia de hoje (29).

Graduado em Desenho e Plástica pela UFSM, Titi Roth marcou o cenário artístico. Foi um dos artistas a participar da construção e revitalização do Museu de Arte de Santa Maria (MASM). Em sua obra, explorou técnicas como o desenho em bico de pena, com hachuras e estudo das infogravuras.

Além de sua destacada atuação artística, Titi Roth contribuiu para a gestão universitária como pró-reitor de Extensão e vice-reitor da UFSM na gestão do professor Tabajara Gaúcho da Costa (1989 a 1993), e pró-reitor de Assuntos Estudantis na gestão de Paulo Sarkis. Foi, também, secretário de Educação e secretário de Cultura do município de Santa Maria.

Os atos fúnebres serão realizados nos dias 29/12, das 17h às 22h e no dia 30/12, das 6h às 10h, na Capela Ipê Roxo do Memorial São Martinho, seguido pelo enterro no Cemitério Santa Rita.

A UFSM solidariza-se com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar e decreta luto oficial de três dias, sem prejuízo das atividades acadêmicas e administrativas. Durante este período, as bandeiras da UFSM em todos os campi permanecerão a meio mastro.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn