Paralelo 29

“Nós precisamos de outro perfil para tocar a política de comunicação do governo nos próximos dois anos”, diz Pimenta sobre troca na Secom

Foto: Ricardo Stuckert, PR

Publicitário Sidrônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Lula em 2022, foi confirmado para o cargo; Pimenta assumirá outra tarefa

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

O deputado federal licenciado e ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta (PT), disse ao Paralelo 29 na tarde desta quinta-feira (7) que sua saída da pasta para a entrada do publicitário Sidônio Palmeira é uma questão estratégica.

“Nós precisamos de um outro perfil com mais trajetória publicitáia e experiência em coordenações de campanhas para tocar a política de comunicação do govero nesse próximo período. Conversei com o presidente Lula e com o Sidônio para a gente fazer uma transição para essa etapa dos próximos dois anos. É um processo muito tranquilo”, afirmou Pimenta.

Pimenta destaca que a primeira fase compreendeu o início do terceiro mandato de Lula, os primeiros dois anos. Essa fase, que o governo chama de reconstrução e reposicionamento, precisa ser substituída por uma nova etapa, que é definida como “a da colheita”.

Auxílio Reconstrução já chegou a 350 mil famílias do RS, diz Pimenta

Saída anunciada

A saída do santa-mariense Pimenta da Secom já vinha sendo anunciada por veículos de comunicação ainda no ano passado.

O ministro confirmou que a conversa desta segunda foi o desfecho para conversas que já estavam ocorrendo dentro do governo diante da necessidade de outro tipo de comunicação.

A mudança faz parte de ajustes que Lula pretende fazer no governo a partir de uma reforma ministerial. É uma estratégica para melhorar a popularidade de Lula e do governo em um ano pré-eleitoral e mantê-la no ano que vem, quando ocorrerão novas eleições presidenciais.

Pimenta diz que governo vai investigar suspeitas de 300 mil fraudes em pedidos de Auxílio Reconstrução

Futuro político só depois do dia 20

Pimenta disse ao Paralelo 29 que deverá assumir “outras tarefas de governo”. No entanto, o petista ressaltou que seu futuro só será definido a partir do dia 20, quando retornará de férias.

“Sou uma pessoa das relações pessoais, da confiança do presidente, e ele já manifestou o desejo de que eu continue tendo tarefas de governo. Mas eu pedi para ele que me desse aí uma semana para que eu pudesse tirar uns dias com a família”, disse, afirmando que retorna dia 20.

Ex-vereador, ex-vice-prefeito de Santa Maria e ex-deputado estadual, Paulo Pimenta é deputado federal pelo sexto mandato consecutivo. Ele estava na Secom desde o início do governo Lula 3.

Governo federal destinou R$ 98,7 bi para apoiar Rio Grande do Sul, diz Pimenta em prestação de contas

Enchente colocou santa-mariense no meio da tempestade

Pimenta durante uma das visitas de Lula ao Estado na época das enchentes de 2024/Foto: Ricardo Stuckert, PR

Em abril e maio do ano passado, durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, Pimenta teve sua fase de maior exposição. Tanto que Lula criou um ministério extraordinário para tratar do desastre climático no RS e designou Pimenta como ministro.

Durante a vigência do ministério extraordinário, Laércio Portela assumiu a Secom. No entanto, a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, criada por Medida Provisória, durou apenas quatro meses e não foi renovada.

Por conta de atrasos na liberação de recursos e problemas de comunicação, a atuação do governo Lula foi bastante criticada em relação aos gaúchos, sobretudo pela oposição. E Pimenta ficou no meio da tempestade, com as críticas voltadas para ele, retornando à Secom.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn