Paralelo 29

Sucessor de Pimenta na Secom quer tornar a gestão do governo “cada vez mais digital”

Lula e Sidônio/Foto: Ricardo Stuckert, PR

Publicitário Sidônio Palmeira tem como desafio melhorar popularidade de Lula 3

PARALELO 29*

O publicitário Sidônio Palmeira, que assumirá o lugar do deputado federal licenciado Paulo Pimenta (PT) na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) disse que é preciso avançar, cada vez mais, na gestão digital do governo, com impacto na comunicação. Sidônio foi confirmado na tarde desta segunda-feira (7).

“É importante também que a gestão não seja analógica, que comunique como as pessoas estão sendo atendidas, sei lá, na área de saúde, é importante que comunique, numa parte de vacinação, por exemplo, que as pessoas saibam onde é para se vacinar e tudo. Isso é uma forma de comunicação que muitas vezes não sai somente aqui da Secom. Pode sair também de um aplicativo”, afirmou o novo titular da Secom.

Sidônio Palmeira atua há décadas em campanhas políticas, incluindo a vitoriosa eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, e a de políticos baianos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner.

“Tem uma observação também, na parte digital, que as pessoas colocam, alguns dizem assim: ‘que é analógico’ [o modelo de comunicação do governo]. Acho que a gente precisa evoluir nisso. Já é um início, mas precisa ter uma evolução. E é importante, isso é papel do governo, [o de] comunicar. É um papel e uma obrigação do governo comunicar o que foi feito. E também até para as pessoas poderem usufruir dos feitos do governo”, reforçou o novo titular da Secom.

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Os desafios do novo ministro

Sidônio vai tomar posse no cargo no início da semana que vem, em cerimônia no Planalto. Ele tem entre os desafios na Secom melhorar a popularidade do governo e de Lula na opinião pública.

A última pesquisa DataFolha, de 17 de dezembro de 2024, apontaram que Lula tinha 35% de aprovação e 34% de reprovação. A aprovação tinha caído um ponto em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto.

A avaliação de ministros e do entorno do presidente Lula é que as ações do governo, principalmente as que mais beneficiam a população, não chegam ao conhecimento da grande maioria da população. E isso estaria relacionado a falhas na comunicação institucional.

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“É um segundo tempo que estamos começando”

“Eu vou fazer o máximo possível para informar e manter a transparência que esse governo tem. Eu faria até um paralelo, que é um segundo tempo que estamos começando”, afirmou Sidônio, em suas primeiras palavras como futuro ministro.

“O governo fez muito durante esse período, esses dois anos, e este é o nosso desafio”, acrescentou o publicitário, que garantiu ainda que terá uma relação próxima com a imprensa.

A troca na Secom seria a primeira de uma reforma ministerial que o presidente estaria preparando para fazer o governo Lula 3 decolar a pouco mais de dois anos das próximas eleições presidenciais. Por isso, 2025 é crucial nessa estratégia.

Se o governo Lula 3 conseguir reverter índices de impopularidade já a partir do começo de 2025, aliados e base governistas acreditam em um possível resultado positivo em 2026.

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“Sou publicitário, não gosto do termo marqueteiro”

Na sua primeira manifestação após ser confirmado, Sidônio Palmeira também disse nunca ter trabalhado em nenhum governo e recusou o rótulo de marqueteiro. “

“Sou uma pessoa que nunca trabalhou em governo, então venho, assim, da iniciativa privada. Sou publicitário. Alguns chamam de marqueteiro. Eu não gosto muito do termo ‘marqueteiro’, porque fica parecendo que a gente vai transformar qualquer coisa no melhor, mas não é isso. Acho que a gente tem que divulgar as características”, disse.

A Secom é o órgão responsável por formular e implementar a política de comunicação e divulgação social do Poder Executivo federal, promover a relação do governo federal com a imprensa, formular e implementar ações para acesso à informação, exercício de direitos e combate à desinformação, entre outras ações.

“Nós precisamos de outro perfil para tocar a política de comunicação do governo nos próximos dois anos”, diz Pimenta sobre troca na Secom

“O presidente quer um perfil diferente”, diz Pimenta

Sidônio ao lado do antecessor, Paulo Pimenta, em entrevista/Foto: Lucas Leffa, Secom, PR

Ao falar sobre a troca na Secom, Paulo Paulo disse que o governo precisa avançar na área de comunicação, antevendo uma nova fase.

“O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase do governo, que foi uma fase de reconstrução, uma fase de reposicionamento dos programas, das ações do governo. E, a partir de 2025, vamos entrar em uma fase nova do governo, que é aquilo que a gente chama do período da colheita, dos resultados”, afirmou Pimenta, em seu gabinete, em anúncio a jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto.

“O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, criatividade, capacidade de poder exercer essa tarefa e coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período”, acrescentou.

Troca já estava decidida

A troca já estava decidida, mas foi sacramentada em conversa entre Lula e Pimenta durante a manhã, conforme agenda oficial do presidente.

A atual equipe de Pimenta já está fazendo a transição com os novos indicados. Na secretaria executiva, segundo cargo mais importante, o também publicitário Thiago César assumirá no lugar do advogado Ricardo Zamora, que foi do governo Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul.

(*Com informações de Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil)
 

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