Anúncios foram feitos nessa terça-feira
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O governo e a oposição já têm seus líderes na Câmara de Vereadoes de Santa Maria. Reeleito para o segundo mandato, o ex-presidente da Casa, Givago Ribeiro (PSDB), foi definido como líder do governo. Já a oposição será liderada pela vereadora Helen Cabral (PT), também reeleita.
A confirmação de Givago como líder do governo municipal foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e pela vice-prefeita Lúcia Madruga (PP) na tarde dessa terça-feira (7).
O vereador tucano foi recebido no Gabinete do Prefeito em uma reunião ocorrida à tarde com a participação do procurador-geal do Município e presidente do PSDB, Guilherme Cortez, e da secretária de Governança, Carolina Lisowski.
“Vamos continuar o trabalho de alinhamento e de mediação junto à Câmara. O Givago já desempenhou com excelência o papel e sei que continuará com a mesma seriedade e responsabilidade”, reforçou o prefeito em relação à escolha do nome para compor o cargo.
12 desafios para o prefeito Rodrigo Decimo já no primeiro ano de governo
Tucano já foi líder e teve cargo na Prefeitura
Givago já foi líder do governo na gestão de Jorge Pozzobom (PSDB). Ele também atuou como superintendente municipal de Esportes no primeiro governo de Pozzobom, entre 2017 e 2020, e saiu para concorrer a vereador. Além de defender o governo na Câmara, Givago também será responsável pela articulação governista dentro do Legislativo.
Segundo a Prefeitura, Decimo e Lúcia seguirão com reuniões com os demais vereadores nos próximos dias para verificar e planejatar as principais demandas dos parlamentares.
Petista vai liderar apenas oposição de esquerda
Já a oposição escolheu a vereadora de segundo mandato Helen Cabral (PT) para representar o bloco. Helen será líder do grupo de oposição de esquerda formado por seis vereadores das bancadas do PT, que tem quatro cadeiras, do PC do B e do PSOL, cada um com uma cadeira.
A exemplo da legislatura passada, a oposição também ficará dividida na atual composição da Câmara. PL, PDT e União Brasil farão oposição de forma independente. O Novo também pretende adotar uma postura de independência em relação ao Executivo.
Helen já havia sido vereadora pelo PT na legislatura 2009-2012. Em 2020, ela tentou retornar, mas ficou na suplência.
No entanto, ela assumiu no lugar de Ricardo Blattes (PT), licenciado em janeiro de 2023 para assumir um cargo no governo federal. Com a renúncia de Blattes, em abril de 2024, a petista virou titular. Em outubro passado, ela se reelegeu.