Paralelo 29

Redução de homicídios em Santa Maria passa por combate permanente ao tráfico e ao consumo de drogas, diz Brigada Militar

Foto: Divulgação, BM

Instituição diz que desafio em 2025 será reduzir o número de assassinatos na cidade

A Brigada Militar aposta em ações de policiamento ostensivo de combate às drogas para reduzir o número de homicídios em Santa Maria, principal desafio da instituição em 2025. Para isso, ações de policiamento ostensivo serão reforçadas, principalmente em áeas vulneráveis.

Nos cinco primeiros dias de 2025, Santa Maria já registrou cinco homicídios, sendo uma tripla execução, ocorrida na Vila Oliveira, Bairro Passo D´Areia na região Centro-Oeste. Em 2024, Santa Maria registrou 66 casos, sendo três em decorrência de confrontos com a Brigada Militar.

“A maioria dos crimes em Santa Maria tem uma relação muito forte com a questão do tráfico ou ao consumo de drogas”, afirma o tenente coronel Marcus Giovani Mello da Silva, comandante do 1° Regimento de Polícia Montada (1° RPMon).

Mulher pede socorro, BM vai atender, e acaba apreendendo drogas, armas, celulares e dinheiro

Aposta no trabalho integrado

Para conter a onda de homicídios, a aposta é no trabalho integrado envolvendo os diferentes órgãos inseridos no contexto da segurança pública.

O protocolo de ações previstas pelo Programa RS Seguro, do governo do Rio Grande do Sul, envolve os esforços da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto Geral de Perícias, com apoio do Judiciário, Ministério Público e Prefeitura.

Em operação de rotina, BM prende dupla com crack, maconha e dinheiro em Santa Maria

Sufocamento do tráfico e consumo de drogas

Por parte da Brigada Militar, segundo o comandante do 1º RPMon, o foco será direcionado para o emprego do policiamento ostensivo nas áreas mais vulneráveis, principalmente, nos locais onde ocorreram os assassinatos.

Desse modo, por meio do trabalho do setor de inteligência da Brigada Militar, baseados no monitoramento e na análise dos indicadores de criminalidade, os policiais militares e as viaturas são direcionados para determinadas áreas do município a fim de prevenir os homicídios.

“Para que haja o sufocamento do tráfico e do uso de drogas naqueles pontos indicados pela análise criminal, concentramos a pressão operacional através do policiamento ostensivo, com objetivo final de reduzir os homicídios, através da prisão dos infratores, apreensão de armas e drogas”, explica o tenente coronel Marcus.

BM prende assaltante que cortou braço da vítima em Santa Maria

Queda de outros indicadores

Patrulhamento em áeas vulneráveis será mantido e reforçado/Foto: Divulgação, BM

Ao mesmo tempo em que concentra seus esforços e atenção para coibir a ocorrência dos homicídios, A Brigada Militar comemora a queda de outros indicados em 2024, na cidade.

A corporação destaca a redução de 45% nos crimes de roubo a pedestre (assaltos na rua), de 7% nos roubos de veículos e de 15% nos assaltos a estabelecimentos comerciais. Os dados são comparativos entre 2024 e 2023.

“Continuaremos fortalecendo a ostensividade da BM com vistas a prevenção e a consequente redução dos delitos”, assevera Marcus”, antecipa Marcus.

Após denúncia, BM prende jovem crack, arma e dinheiro em Santa Maria

BALANÇO DE 2024

Dados da produtividade da Brigada Militar em 2024 em Santa Maria:

  • 77.325 pessoas abordadas
  • 3.429 prisões por diversos delitos (flagrantes e termos circunstanciados)
  • 210 foragidos recapturados
  • 70 veículos furtados recuperados
  • 267 armas de fogo apreendidas
  • 285 armas brancas (facas, facões, canivetes, etc…) apeendidas
  • 556,86 quilos de drogas apreendidos
  • 6.303 munições de diferentes calibres apreendidas

    (Com informações do Setor de Comunicação Social do 1º RPMon)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn