Paralelo 29

Primeiro dia de provas do Processo Seletivo Seriado da UFSM acontece com normalidade

Movimentação no campus da UFSM para provas do PSS da UFSM/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Apesar da movimentação intensa na UFN, não houve acidentes e candidatos aguardaram as provas acompanhados de familiares

JOÃO PEDRO SOUZA – ACADÊMICA DE JORNALISMO E BOLSISTA DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UFSM*

Sábado de muita ansiedade e nervosismo para os mais de 12 mil estudantes inscritos no vestibular e no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM.

A movimentação no centro de Santa Maria foi grande e a Universidade Franciscana (UFN), no Bairro Nossa Senhora do Rosário, na região Centro Urbano, reuniu centenas de jovens para realizar o primeiro dia de provas do PSS, que ocorreu neste sábado, 11 de janeiro.

A impressão dos estudantes

Vinicius Ferraris é aluno do primeiro ano do ensino médio e prestou o PSS com a intenção de ingressar no curso de Medicina. Segundo o estudante, o apoio dos pais foi essencial:

“Foi muito importante, eles me apoiaram desde o começo. É um curso que pode mudar a minha vida”, conta. Para Ferraris, a escolha pela UFSM se justifica por seu apreço pela faculdade: “Gosto muito da instituição e já tenho algumas experiências com a universidade.”

A vestibulanda Luiza Fidelis comentou que ficou surpresa com a quantidade de pessoas inscritas e com a circulação de candidatos pela Universidade Franciscana. No entanto, afirmou que já esperava essa movimentação, já que, segundo ela, o vestibular atrai muitos estudantes.

Natural de Santa Maria, a estudante está se preparando para o vestibular de Jornalismo da UFSM. Questionada sobre o processo de preparação, Luiza destacou a importância do apoio da mãe: “Minha mãe me apoia muito nos estudos. Ela sabe que é pesado e mexe com o psicológico”, diz.

Familiares acompanharam candidatos

Com uma movimentação intensa, os candidatos vieram acompanhados de seus familiares, e a coordenação do processo seletivo ofereceu apoio, designando os vestibulandos para suas respectivas salas.

De acordo com a coordenadora do vestibular no prédio 17, Eliete dos Reis Linhares, 425 candidatos eram esperados para realizar a prova no prédio sob sua responsabilidade.

A coordenadora também comentou que alguns candidatos chegaram apressados: “Nós percebemos que alguns chegaram mais apressados, nervosos. Percebemos também que candidatos estavam procurando suas identidades, mas isso faz parte do processo”, conta.

Mas segundo Eliete, não houve muitas intercorrências com os alunos.

Apoio familiar

Cristiane e familiares de diversos candidatos aguardavam do lado de fora do prédio/ Foto: Daniel Michelon de Carli

Após os estudantes entrarem para realizar o vestibular, os pais e acompanhantes permaneceram em frente à Universidade para aguardar os alunos. Cristiane Cassol, natural de Dom  Pedrito, acompanhou seu filho Miguel Cassol, de 15 anos, que pretende ingressar no curso de Agronomia.

Segundo Cristiane, o vestibulando estava ansioso pela realização da prova. Ela achou o movimento intenso e se surpreendeu com a quantidade de pessoas na UFN:

“Achei bastante movimento, não esperava. Não conhecia bem o PSS, mas acredito que seja uma alternativa para ele ingressar na universidade”, conta.

Quem também circulou pelo local foi o reitor da UFSM, Luciano Schuch. Ele foi até a UFN para acompanhar uma afilhada que fazia a prova.

“O PSS tem uma importância muito grande. Esses jovens estão no primeiro ano do ensino médio e já querem estudar na Universidade. Com isso, diminuímos também a evasão no ensino médio. O movimento hoje foi muito bonito!” destacou Schuch.

(*Com edição da jornalista Mariana Henriques, da Agência de Notícias da UFSM)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn