Paralelo 29

Consórcio da Iluminação Pública começa a operar oficialmente em Santa Maria e implanta novos canais para solicitação de serviços

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Município terá novos canais para a comunidade solicitar troca de lâmpadas e outros serviços a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (15), o consórcio IP Santa Maria, vencedor da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, começará oficialmente o processo de modernização e da manutenção das lâmpadas no município, que prevê a implantação de tecnologia LED.

O contrato, que vai até 1948, prevê a execução de obras e prestação de serviços relativas à modernização, eficiência, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública do Município.

“Nesta quarta-feira, iniciaremos oficialmente um legado que beneficiará várias gerações. Estamos investindo no futuro, no desenvolvimento e no progresso. A Santa Maria do futuro começa a se tornar realidade, tanto na cidade quanto no Interior”, diz o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), que, no ano passado, quando era vice-prefeito, participou do leilão na Bolsa de Valores de São Paulo que definiu a empresa vencedora da PPP.

Fase piloto começou em 2024

Entre os meses de setembro e outubro de 2024, ocorreu a etapa da fase piloto e de testes em alguns pontos de luz com lâmpadas LED no Município, quando foram colocadas cerca de 500 lâmpadas com potência de 80 watts e de 120 watts.

A instalação ocorreu nas seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que incluem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro; Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Rua Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, que acompanhou o projeto piloto, explica que a partir da ordem de início das atividades será iniciada a Fase I da Concessão, que consiste em a concessionária assumir a manutenção da rede municipal de iluminação pública conforme as solicitações da população via protocolo.

Esta fase terá duração de até dois meses. Durante este período a concessionária vai elaborar o Plano de Modernização para detalhar como será feita a troca de todas as lâmpadas atuais por LED em até 360 dias. Ou seja, no prazo de um ano.

Novos canais de atendimento

Nessa terça-feira (14), terminou o contrato de manutenção da área urbana e dos distritos que o Município havia com a empresa Eon Energia e Iluminação LTDA. Com a operação da nova concessionária, a população irá fazer as solicitações de serviços em novos canais:

ONDE SOLICITAR A TROCA DE LÂMPADAS

Call Center – Central de atendimento 24 horas:
Telefone: 0800-410-0030

* Site para abertura de chamados e protocolos:
https://iluminasantamaria.cidadeiluminada.com.br/

* Site/portal institucional, com os canais oficiais de contato, documentos para download,
notícias e demais informações relevantes:
https://www.ipsantamaria.com.br/

* Aplicativo “Ilumina Santa Maria” – aplicativo disponível para Android e iOS:
Apple Store (iOS):
https://apps.apple.com/br/app/ilumina-santa-maria/id6739054081

Google Play (Android):
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.ipsantamaria&pli=1

O que é a PPP da Iluminação Pública

O consórcio de empresas foi conhecido durante o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) realizado em 19 de julho de 2024, em São Paulo.

O IP Santa Maria apresentou a proposta de R$ 219 milhões. O valor equivale à contraprestação mensal de R$ 762,73 mil ao longo dos 24 anos de concessão estabelecidos no contrato e prevê ainda a manutenção e a ampliação da rede existente.

Dez dias depois, representantes do consórcio estiveram no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria para ouvir as principais demandas do Executivo Municipal quanto a execução dos serviços.

O novo sistema de iluminação – que vai ser implementado no Centro, nos bairros, nas vilas e no Interior -, é a materialização do comprometimento do governo municipal em promover mais desenvolvimento para Santa Maria.

Com as lâmpadas de LED, a cidade terá iluminação mais eficiente, mais econômica e com menos danos ao meio ambiente, já que a tecnologia reduz a emissão de gás carbônico.

A consequência é uma cidade mais segura, pois, com mais luminosidade, a tendência é de queda na criminalidade, e melhoria na qualidade de vida da população.

Com a troca de lâmpadas LED, estima-se que a medida resultará em uma economia de energia de 73,5%, ao mesmo tempo em que trará à população sustentabilidade e segurança.

A modelagem da PPP foi executada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), concluída com êxito após um trabalho de estruturação de quase dois anos.

SAIBA MAIS

Fase piloto
Entre setembro e outubro de 2024, foram colocadas cerca de 500 lâmpadas com potência de 80 watts e de 120 watts nas seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que incluem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro; Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Rua Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado.

Fase I
A partir desta quarta-feira (15), a IP Santa Maria Concessionária de Iluminação Pública S.A. assume a manutenção da rede municipal de iluminação pública conforme as solicitações da população via protocolo. Esta fase terá duração de até 60 dias.

Fase II
Após elaboração do Plano de Modernização, a concessionária irá apresentar o plano de trabalho para a troca de todas as lâmpadas atuais por LED em até 360 dias.

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn