Polícia Civil desencadou megaoperação com a Brigada Militar em nove cidades
A Polícia Civil e a Brigada Militar desencadearam nesta quarta-feira (15) a Operação Brush e prenderam 19 pessoas e apreenderam grande quantidade de maconha, armas, carregadores, munições, veículos e R$ 45 mil em espécie. A investigação começou em Santa Maria.
A paritr de investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, a megaoperação foi desencadeada ainda na madrugada para cumprir mandados de busca e apreensão em Santa Maria e municípios da região.
O objetivo da operação, que teve o emprego de um helicóptero da Brigada Militar às ações terrestres, foi combater o tráfico de drogas e os crimes de homicídio decorrentes da disputa de grupos criminosos por territórios. Em Santa Maria já foram cinco homicídios em 2025.
AS PRISÕES
- 19 pessoas até o meio-dia, sendo 13 homens e 6 mulheres. Houve 6 prisões em flagrante, totalizando 4 autos de prisão em flagrante
O QUE FOI APREENDIDO
- Mais de 20 quilos de maconha
- Porções de crack e cocaína
- 3 pistolas
- Uma carabina
- Diversos carregadores
- Munições
- 3 veículos
- R$ 45 mil em dinheiro
Draco apreende quase 160 quilos de drogas em Santa Maria; é a maior apreensão do ano
A OPERAÇÃO
- Deflagrada a partir de investigações da Polícia Civil por meio da Draco
- Coordenada pelo delegado André Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria
- Contou com 188 policiais civis e 100 policiais militares com cães farejadores e helicóptero da Brigada Militar
- 40 mandados de busca e apreensão
- 17 mandados de prisão
CIDADES ABRANGIDAS NA REGIÃO
- Itaara
- Restinga Seca
- Santa Maria
- Santiago
- São Pedro do Sul
CIDADES ABRANGIDAS FORA DA REGIÃO
- Cachoeira do Sul
- Pelotas
- Porto Alegre
- Sapucaia do Sul
EQUIPES DE APOIO
- Cachoeira do Sul
- Cruz Alta
- Pelotas
- Santa Cruz do Sul
- Santiago
- Departamento de Polícia Metropolitana
Draco e PRF prendem casal com mais de 15 quilos de pasta base de cocaína em Santa Maria
Investigação aponta revenda de veículos para lavagem de dinheiro do crime organizado
Conforme a Polícia Civil, o trabalho investigativo que culminou com a Operação Brush começou em agosto de 2023, quando foi identificado o traficante líder de uma organização criminosa que pratica diversos tipos de crimes, entre eles tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e comércio de armas de fogo.
“É possível concluir que possuem um grupo criminoso altamente organizado, estruturado de forma empresarial, que objetiva unicamente a prática de ilícitos, que utilizava uma revenda de veículos usados para a lavagem de dinheiro”, diz Polícia Civil
Segundo o Delegado de Polícia Regional de Santa Maria, Sandro Meinerz, a ação desta quarta combate o tráfico de drogas de forma direta, mas também os homicídios que vem ocorrendo em Santa Maria, pois 80% deles decorrem do tráfico de entorpecentes e das facções criminosas.
No ano passado, Santa Maria registrou 66 homicídios. Já nos primeiros dias de 2025, Santa Maria já registra cinco execuções, entre elas um triplo homicídio.