Paralelo 29

UFSM oferta 3.297 vagas em 109 cursos pelo Sisu 2025

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Neste ano, 70% das vagas nos cursos de graduação da Instituição são pelo Sistema de Seleção Unificada; inscrições vão até 21 de janeiro

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece para ingresso em 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) um total de 3.297 vagas, sendo 1.575 na ampla concorrência e 1.722 vagas pela Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas. São 109 cursos com vagas disponíveis. Os detalhes podem ser conferidos no Termo de Adesão 1ª edição de 2025.

Neste ano, 70% das oportunidades de ingresso nos cursos de graduação da Instituição são pelo Sisu, sendo o restante preenchido pelo Vestibular, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro.

A partir de 2026, conforme as regras da instituição, serão 40% das vagas pelo Processo Seletivo Seriado (PSS), 30% pelo Vestibular e 30% pelo Sisu. 

As inscrições para o Sisu estão abertas até terça-feira (21). O resultado da chamada regular sairá no dia 26 janeiro, com período de matrículas na Instituição de 27 a 31 de janeiro. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera será de 26 a 31 de janeiro. 

Em entrevista ao programa Editoria 107.9, da UniFM, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, falou sobre o Sisu e demais processos seletivos da UFSM. Confira o áudio.

Inscrições no restante do país

As inscrições para o restante do país também começam nesta sexta-feira (17). Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br.

Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu.

É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. 

Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.

(Com informações da UFSM e de Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn