Além de Santa Maria, outros municípios registram queixas contra a empresa, que foi privatizada
Por Maiquel Rosauro*
Não é apenas Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Itaara que demonstram insatisfação com os serviços da Corsan. A empresa tem sido alvo de críticas em diversos municípios devido aos problemas de desabastecimento.
O Site fez uma consulta em veículos de imprensa locais e constatou dezenas de relatos semelhantes em várias cidades.
Nos últimos dias, lideranças municipais se reuniram com representantes da empresa para fazer reivindicações. Além disso, há inúmeros registros de desabastecimento em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
CONFIRA O LEVANTAMENTO
Alegrete (Campanha)
Usuários da Corsan reclamam dos preços cobrados pela empresa. Matéria publicada na quinta-feira (16), pelo Alegrete Tudo, destaca o caso de uma família que pagava R$ 150 por mês e, agora, paga R$ 270.
Fonte: Alegrete Tudo
Sapucaia do Sul (Metropolitana)
O prefeito em exercício, Nestor Bernardes (UB), esteve reunido com representantes da Corsan, na quinta (16), para discutir soluções para os desafios encontrados na execução de projetos de infraestrutura de água e esgoto no município, bem como cobrar agilidade na implementação das obras. Dentre as exigências realizadas à companhia, destaca-se a melhoria na sinalização, maior agilidade nas instalações das redes e pavimentação das ruas.
Fonte: Prefeitura de Sapucaia do Sul
Gravataí (Metropolitana)
O presidente da Câmara Municipal de Gravataí, Clebes Mendes (PSDB), esteve reunido com representantes da Corsan, na quinta (16), para tratar de algumas reivindicações, incluindo a constante falta de abastecimento em diversos bairros.
Fonte: O Repórter
Cachoeirinha (Metropolitana)
O rompimento de duas redes afetou o fornecimento em cinco bairros, na sexta-feira (17). A previsão era de retorno da água ainda naquele dia, após as 18h.
Fonte: O Repórter
Venâncio Aires (Centro)
Três bairros tiveram o abastecimento interrompido, no domingo (19), devido ao rompimento de uma rede. A previsão era que a água retornasse na madrugada de segunda-feira (20).
Fonte: Folha do Mate
Carazinho (Norte)
Cinco bairros tiveram o abastecimento interrompido nesta segunda (20) devido ao conserto de uma tubulação. A previsão era de que a retomada ocorresse gradualmente no início da noite.
Fonte: Carazinho News
Bento Gonçalves (Serra)
Pelo menos seis barros enfrentaram problemas de abastecimento, nesta segunda (20), devido a falhas de componentes elétricos em uma estação de bombeamento, o que resultou na baixa vazão da rede. A previsão de retorno da água era no início da noite, de forma gradativa.
Fonte: NB
Pinto Bandeira e Veranópolis (Serra)
Moradores de ambas cidades enfrentaram problemas de abastecimento de água, nesta segunda (20), devido a uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em Pinto Bandeira, a estação de tratamento parou de funcionar, enquanto que em Veranópolis o sistema de captação de água ficou inoperante. A previsão era de que o problema fosse resolvido até o final da manhã.
Fonte: Leouve
Gramado (Serra)
A Rádio Integração publicou, nesta segunda (20), uma reportagem que mostra a falta de abastecimento na principal cidade turística do Rio Grande do Sul. “Vai ter água? Todo dia é uma incerteza”, disse uma moradora que reclamou da situação crítica em meio a alta temporada na Serra.
Fonte: Rádio Integração
São Luiz Gonzaga (Missões)
A Comissão de Infraestrutura da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga esteve reunida com representantes da Corsan, nesta segunda (20), para tratar da constante falta de água ao consumidor, diminuição do fluxo de água, buracos abertos em várias vias e ainda água suja identificada em diferentes regiões da cidade. A empresa se comprometeu em resolver as questões o mais breve possível.
Fonte: Rádio Missioneira
Camaquã (Sul)
O abastecimento de dez bairros foi interrompido na nesta segunda (20) devido a problemas eletromecânicos em uma estação pressurizadora de água tratada. A previsão era de normalização durante a noite.
Fonte: Clic Camaquã
Três Coroas (Serra)
Uma rede rompida provocou desabastecimento em três bairros nesta segunda (20). A previsão de reestabelecimento era no final da tarde desta segunda, de forma gradual.
Fonte: Rádio Taquara
Soledade (Norte)
Moradores da região central enfrentaram desabastecimento, nesta segunda (20), devido ao rompimento de uma tubulação. A previsão era de que a água retornaria de forma gradual durante a tarde.
Fonte: Clic Soledade
Tapera (Norte)
A Prefeitura de Tapera informou, nesta segunda (20), que os responsáveis pela Corsan já foram notificados sobre os problemas recorrentes na cidade. A empresa informou que já está tomando as providências necessárias.
Fonte: JE Acontece
Marau (Marau)
O abastecimento será interrompido em algumas localidades do município nesta terça (21) e quarta-feira (22), para o trabalho de limpeza de decantador. A previsão é de que, pelo menos, oito bairros sejam afetados.
Fonte: Vang FM
(*Material cedido ao Paralelo 29 pelo site claudemirpereira.com.br conforme acordo de parceria entre os sites)