Confira o número de casos por cidade no ano passado
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A Região Central teve quatro dos 72 feminicídios cometidos em 2024 no Rio Grande do Sul. Agudo e Restinga Seca, na Quarta Colônia, aparecem cada um com uma vítima, mesmo número de Santa Maria e São Pedro do Sul. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (21) pela Polícia Civil.
Segundo o Mapa dos Feminicídios, que divide as estatísticas por mesorregiões, conforme a formatação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), a Mesorregião Metropolitana responde por 27 dos 72 feminicídios do ano passado.
RETROSPECTIVA 2024: 12 crimes que abalaram Santa Maria e região
Porto Alegre lidera a lista
MUNICÍPIOS COM MAIS FEMINICÍDIOS
- Porto Alegre (8)
- São Leopoldo (4)
- Bagé (3)
- Pelotas (3)
- Rio Grande (3)
- Canoas (2)
- Igrejinha (2)
- Passo Fundo (2)
- Itaqui (2)
Porto Alegre é a cidade que mais teve vítimas desse tipo de crime. Foram oito casos. Depois, vem São Leopoldo, com quatro casos. Com três casos aparecem Bagé, Pelotas e Rio Grande.
Chamam a atenção as estatísticas de dois municípios: Igrejinha, na Região Metropolitana, com dois casos, e Itaqui, na Fronteira, também com dois casos. Igrejinha tem 32,8 mil habitantes, enquanto Itaqui tem 35,7 mil.
Comparando os dados de 2024 com os 2023, houve uma redução de 15% dos casos de feminicídios no Rio Grande do Sul. O Mapa mostra que 72% dos agressores foram presos ou apreendidos (no caso de menores).
MARIA DA PENHA: Santa Maria registrou média de uma prisão por dia esta semana
Crimes ocorreram em 50 municípios
Até 31 de dezembro de 2024, 79% dos inquéritos policiais haviam sido remetidos ao Poder Judiciário. Os registros de feminicídio ocorreram em 50 dos 497 municípios gaúchos, representando, também, uma redução em relação a 2023, quando 62 registraram esse crime.
Os dados do Mapa de Feminicídio são oriundos do Observatório de Violência Doméstica da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), compilados e analisados pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV).
O Mapa em detalhes
O Mapa de Feminicídios 2024 divulgado pela Polícia Civil traz muitos dados em detalhes, como, por exemplo, faixa etária e escolaridade de agressor e vítima.
Também informa que em 84,7% dos casos o assassino era companheiro ou ex-companheiro da vítima. Já em 72% dos casos, o cenário do crime foi a própria residência.
Para conferir todos os dados e gráficos, acesse aqui. Já para conferir o material produzido pelo governo do RS, onde constam as políticas públicas e ações para comater o crime, clique aqui.
NA REGIÃO DE SANTA MARIA
- Agudo (1)
- Restinga Seca (1)
- Santa Maria (1)
- São Pedro do Sul (1)
MESORREGIÃO METROPOLITANA
27 feminícidios registrados em 2024
- Alvorada (1)
- Balneário Pinhal (1)
- Canoas (2)
- Chuvisca (1)
- Igrejinha (2)
- Imbé (1)
- Montenegro (1)
- Novo Hamburgo (1)
- Osório (1)
- Portão (1)
- Porto Alegre (8)
- São Leopoldo (4)
- Sapucaia do Sul (1)
- Viamão (1)
- Xangri-lá (1)
MESORREGIÃO NOROESTE
14 feminicídios registrados em 2024
- Cruz Alta (1)
- Espumoso (1)
- Estação (1)
- Fortaleza dos Valos (1)
- Giruá (1)
- Ibirapuitã (1)
- Palmeira das Missões (1)
- Passo Fundo (2)
- Roque Gonzales (1)
- Sertão (1)
- Soledade (1)
- Tapejara (1)
- Três de Maio (1)
MESORREGIÃO SUDESTE
9 feminicídios registrados em 2024
- Canguçu (1)
- Pelotas (3)
- Pinheiro Machado (1)
- Rio Grande (3)
- São José do Norte (1)
MESORREGIÃO SUDOESTE
8 feminicídios registrados em 2024
- Bagé (3)
- Encruzilhada do Sul (1)
- Itaqui (2)
- Quaraí (1)
- Urugaiana (1)
MESORREGIÃO NORDESTE
6 feminicídios registrados em 2024
- Caxias do Sul (3)
- Monte Alegre dos Campos (1)
- Pinhal da Serra (1)
- São Marcos (1)
MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL
5 feminicídios registrados em 2024
- Agudo (1)
- Restinga Seca (1)
- Santa Cruz do Sul (1)
- Santa Maria (1)
- São Pedro do Sul (1)
MESORREGIÃO CENTRO ORIENTAL
3 feminicídios registrados em 2024
- Candelária (1)
- Sobradinho (1)
- Venâncio Aires (1)
Maria da Penha na Quarta Colônia: Tentativa de duplo feminicídio e prisão por ameaça
Em São Pedro, homem matou mulher em mercado
Um crime de feminício praticado na manhã de 21 de setembro de 2024, dentro de um mercado em São Pedro do Sul, município vizinho a Santa Maria, chocou pela brutalidade.
Gilson Bianchin Venturine, de 37 anos, perseguiu Angélica Dias Moraes, de 30 anos, e a matou a facadas dentro de um mercado. Em seguida, ele fugiu e passou a ser procurado pela polícia.
Dois dias depois, Venturine foi preso pela Polícia Civil, em Santa Maria, onde se refugiou. Antes de chegar à cidade, ele abandonou o carro e se escondeu em uma área de mata.
Em Santa Maria, homem assassinou a ex em restaurante
O Bairro Nossa Senhora do Rosário, na região Centro Urbao de Sata Maria, foi palco do primeiro e único feminicídio de 2024 na cidade. Mariane de Souza Ravazi, de 40 anos, foi perseguida e morta a facadas pelo ex-companheiro na manhã de 9 de outubro. O crime ocorreu em um restaurante.
O assassinato, por motivo passional (o ex não aceitava a separação), ocorreu na Rua Silva Jardim, quase em frente à Universidade Franciscana, uma área movimentada de Santa Maria.
O assassino foi preso em flagrante logo depois do crime pela Brigada Militar com a faca do crime. O homem, de 54 anos, está preso à disposição da Justiça.