Paralelo 29

Prefeitura acredita que Memorial da Kiss será entregue no prazo, apesar da readequação do projeto

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Descoberta de um andar abaixo do nível do solo em prédio vizinho fez com que empresa readequasse o projeto original

A obra de construção do Memorial em homenagem às vítimas da boate Kiss, em Santa Maria, completou meio ano no último dia 12. Iniciada em 12 de julho de 2024, com a derrubada das paredes que restaram do prédio da casa noturna, na Rua dos Andradas, a construção estava prevista para ser entregue em março, mas tudo indica que haverá atraso.

A alteração no cronograma de obras ocorreu em setembro, quando a construção estava completando dois meses. Os funcionários da empresa responsável descobriram que havia um andar abaixo do nível do solo em um prédio vizinho, e isso exigiu adequações nos projetos estrutural, arquitetônico e do Plano de Prevençao Contra Incêndio (PPCI).

Programação alusiva aos 12 anos da tragédia na Kiss começa neste domingo

Como está a construção atualmente

De acordo com a Prefeitura de Santa Maria, a presença de um andar subterrâneo na edificação vizinha foi constatada durante a limpeza do terreno e exigiu estudos técnicos adicionais para assegurar que a execução dos serviços não interferisse nas propriedades adjacentes.

A partir disso, foram atualizados os projetos. Atualmente, a obra avança conforme o cronograma. As caixarias, que são estruturas temporárias de madeira usadas na construção civil para moldar concreto, estão em vias de conclusão.

A concretagem estrutural começará a ser feita na terça-feira (28), um dia após a tragédia da boate completar 12 anos. Já em fevereiro a empresa começará a construção de alvenaria, etapa que deverá se estender até março.

STF marca julgamento dos recursos de réus da Kiss contra decisão que revalidou júri

“Em nenhum momento houve paralisação da obra”

“A obra em nenhum momento esteve parada. Durante todo o período em que foram necessárias as adaptações dos projetos, nós sempre seguimos com os trabalhos que não seriam afetados pelos ajustes. Com a alvenaria levantada, a execução dos serviços poderá avançar em várias frentes ao mesmo tempo” afirma o superintendente de Desenvolvimento Econômico e gestor do contrato da obra, Jéferson Nunes.

O Memorial terá 383,65 metros quadrados de área total construída distribuída em um único pavimento e inclui sala de escritório, sala multiuso, auditório, banheiros masculino e feminino, acessos ao auditório, depósito, área técnica, varanda e um jardim naturalista circular de flores. Ao redor do jardim, haverá 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.

(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn