Paralelo 29

Programação alusiva aos 12 anos da tragédia na Kiss começa neste domingo

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Atividades ocorrerão na Praça Saldanha Marinho e em frente ao prédio onde está sendo erguido o memorial

Nesta segunda-feira (27), o incêndio que deixou 242 mortos e feriu outras 636 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria, completará 12 anos. Para que a data não seja esquecida e para que fatos como os que culminaram nessa tragédia sem precedentes no Estado, uma programação intensa foi organizada por entidades ligadas aos familiares com o apoio da Prefeitura.

A programação (confira abaixo) foi elaborada pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria e pelo Coletivo Kiss: Que não se Repita. As atividades começam neste domingo (26) e seguem na segunda-feira (27).

No domingo, as atividades iniciam às 21h com o acolhimento na Tenda da Vigília, na Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul, seguida pela caminhada até o local onde está sendo construído o memorial em homenagem às vítimas, na Rua dos Andradas. No local, onde funcionava a boate, haverá a exibição de vídeos e o minuto do barulho.

Na segunda-feira as atividades ocorrem na Praça Saldanha Marinho. Os painéis de discussão trarão relatos de familiares de vítimas e sobreviventes da trágica madrugada de 27 de janeiro de 2013, que culminou na maior tragédia do Rio Grande do Sul e a segunda maior do país.

Durante a programação a praça, ocorrerá a exposição “Sobrevivi para contar”, mostra fotográfica produzida pelo coletivo Kiss: Que Não se Repita

A Prefeitura de Santa Maria apoia a iniciativa com a infraestrutura de palco, lonas, sonorização, cadeiras e banheiros químicos; além do bloqueio de trânsito, que será divulgado nos próximos dias. A programação completa pode ser conferida ao final do texto.

Paredes do Memorial da Kiss começarão a ser erguidas em fevereiro

12 ANOS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS | PROGRAMAÇÃO

Dia 26, domingo

• 21h – Acolhimento na tenda da Vigília (Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul)
• 22h – Caminhada até o local onde funcionava a boate e que hoje está sendo construído o Memorial
• 23h – Ato “Muro da Memória”
• 00h – Apresentação de vídeos
• 01h – Leitura dos nomes dos 242 jovens que perderam suas vidas em 27 de janeiro de 2013
• 02h – Próximo ao horário que iniciou o incêndio, haverá o minuto do barulho para homenagear as vítimas

STF marca julgamento dos recursos de réus da Kiss contra decisão que revalidou júri

Dia 27, segunda-feira (Praça Saldanha Marinho)*

• 18h – Abertura com a fala do Presidente da AVTSM, Flávio Silva
• 18h10min – Atualização das últimas decisões do Processo Penal com Pedro Barcellos Jr, advogado da AVTSM
• 18h30min – Vozes da saudade com Maria Tagliapietra (mãe da vítima Luciano Tagliapietra Esperdião); Maria Aparecida Neves (mãe de Augusto Cezar Neves) e Adherbal Ferreira (pai de Jennifer Mendes Ferreira)
• 19h20min – Sobrevivi para contar com Mirian Schalemberg, Jovani Rosso, Cristiane Clavé e Delvani Rosso, sobreviventes da tragédia de 27 de janeiro de 2013
• 20h10min – Cuidar e acolher, com Volnei Dassoler e Patrícia Bueno, membros do Santa Maria Acolhe
• 21h – Encerramento das atividades

* Durante a programação do dia 27, na Praça Saldanha Marinho, haverá a exposição “Sobrevivi para contar”, mostra fotográfica produzida pelo coletivo ‘Kiss: Que Não se Repita’ com sobreviventes e familiares/amigos de vítimas que vivenciam a dor da perda.

(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn