Denúncias levaram Executivo municipal a agir contra atividade irregular em área central da cidade
A Prefeitura de Santa Maria fechou, na sexta-feira (24), uma recicladora que funcionava sem alvará, em um prédio residencial no Bairro Bonfim, na região Centro Urbano.
A operação conjunta entre as secretarias de Segurança e Ordem Pública, de Licenciamento e Desburocratização e de Meio Ambiente foi deflagrada após denúncias da atividade irregular.
“Recebemos denúncias por conta do mau cheiro decorrente dos materiais utilizados e pelo fato de que esta recicladora se instalou em um prédio residencial. As autoridades municipais estão atentas para qualquer atividade exercida irregularmente e que venha a causar transtorno a terceiros”, diz o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
Duas notificações e encerramento da atividade
A atividade gerava riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido à falta de higiene e à possibilidade de contaminação.
Os agentes públicos emitiram duas notificações, uma por falta de alvará e outra por falta de registro de procedência dos materiais encontrados no local e por inexistência de registro das vendas realizadas, descumprimento a Lei das Recicladoras e o Códgo de Posturas do Município.
Os fiscais determinaram o encerramento imediato da atividade irregular. A conjunta das ecretarias ação envolveu agentes da Guarda Municipal, da Superintendência de Fiscalização e fiscais da Secretaria do Meio Ambiente.
“Após recebermos as denúncias, colocamos o setor de inteligência da Guarda Municipal a monitorar para ver qual era o tipo de situação. Constatamos que a recicladora exercia atividade irregular e comprava materiais de diversos tipos, incluindo materiais de construção e eletrônicos, de moradores de rua e de outros fornecedores. Agimos prontamente para preservar a saúde pública”, explica o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.
(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)