Secretaria Estadual da Saúde alerta a população sobre os sintomas causados pelo calor extremo
A onda de calor que atinge grande parte do Rio Grande do Sul deve persistir pelo menos até às 20h da próxima segunda-feira (10) com temperaturas bastante elevadas.
A informação está no novo aviso vermelho de grande perigo emitido nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é que os termômetros da região ultrapassagem os 40ºC.
De acordo com o Inmet, as áreas mais afetadas pelas altas temperaturas compreendem toda a Região Metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do Estado. Nesse intervalo, somente na sexta-feira (7), as temperaturas poderão ficar mais amenas, em torno de 29ºC na capital, segundo a previsão meteorológica, mas com sensação térmica elevada.

O que define uma onda de calor
Uma onda de calor se caracteriza quando a temperatura máxima se mantém, por um período superior a cinco dias, acima de 5°C da média climatológica. O calor no Rio Grande do Sul já vem aumentando nos últimos dias.
Conforme o Inmet, a onda de calor no Rio Grande do Sul tem se acentuado devido à falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do estado gaúcho, elevando a incidência da radiação solar que contribui para a elevação das temperaturas na região.
Esse padrão de menores precipitações e nebulosidade na região se explicam pela combinação de fatores, como os sistemas Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e La Niña.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais do Inmet.
ONDE ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO
- Instagram: @inmet.oficial
- X (Twitter): @inmet_
- Facebook: @INMETBR
- Youtube: INMET
- LinkedIn:/company/inmetbr
Secretaria de Saúde alerta população para calor extremo
A Secretaria da Saúde (SES) emitiu nesta semana um alerta orientando profissionais e gestores de toda a rede de saúde do Rio Grande do Sul sobre ações necessárias para proteção à saúde da população durante o período de calor extremo no Estado.
O objetivo é proteger a população, em especial grupos considerados mais vulneráveis às altas temperaturas, como crianças, pessoas idosas e gestantes.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).
O informe do governo estadual também destaca outras condições de saúde, como sobrepeso ou obesidade e doenças crônicas.
Pessoas com capacidades física, cognitiva e sensorial limitadas também são foco de atenção, assim como pessoas com problemas de saúde mental, acamadas e usuárias de substâncias psicoativas.
Pela condição socioeconômica, são consideradas de grande vulnerabilidade pessoas que possuem acesso limitado à água potável, em situação de rua ou que vivem em moradias precárias ou de alta densidade domiciliar.
Comunidades de migrantes, indígenas ou quilombolas também são focos de preocupação das equipes de saúde.
Sintomas e cuidados
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta de que o calor extremo está prejudicando a saúde.
Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como se proteger
- Beber muita água durante todo o dia.
- Usar roupas leves e de cores claras.
- Ficar na sombra sempre que puder.
- Evitar esforço entre 10h e 16h.
- Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
- Usar protetor solar e acessórios de proteção.
Alerta sobre calor extremo no RS
(Com informações do Inmet e da Secretaria Estadual da Saúe – governo do RS)