Neste ano, 1.121 estudantes podem ingressar pelo Vestibular
Na manhã desta segunda-feira (10) foi realizada a leitura da lista dos classificados no Vestibular 2025, em cerimônia no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Nesta edição, 1.121 novos estudantes poderão ingressar na UFSM por meio da prova, aplicada em janeiro. A lista completa já está disponível no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
O período de solicitação de recursos à classificação, que é preliminar, é de 48 horas após a divulgação dos aprovados. A solicitação deve ser feita via Portal de Documentos da UFSM.
Processo concretizado com êxito
O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, deu início à solenidade destacando que o momento de entrega do listão finaliza a primeira parte de um processo composto por seleção e ingresso. A partir de agora, os aprovados entregarão a documentação necessária, com prazo de recurso caso a documentação esteja incompleta ou inconsistente.
“Logo que acabou o Vestibular 2024 começamos a pensar no próximo. Diversas equipes estiveram envolvidas na aplicação em 13 municípios, envolvendo aproximadamente dois mil colaboradores”, afirmou, lembrando que a UFSM é uma das poucas instituições do país com processo de seleção próprio, além do SiSU. “É um trabalho que envolve muitas pessoas e uma formação de redes potentes e fortes para que possa ser concretizado com êxito”, salientou.
Boas-vindas aos calouros
Em seguida, a vice-reitora, Martha Adaime, deu as boas-vindas aos novos calouros.
“Desejamos que aqui na nossa Universidade tenham o melhor período de estada, que aqui consigam realizar seus sonhos, mudar suas vidas. Estaremos aqui para ajudar a concretizar estes sonhos”, disse.
O reitor, Luciano Schuch, destacou o profissionalismo no sistema de ingresso da UFSM, em todas as etapas, e comentou que a retomada do listão tem um papel simbólico.
“É um momento de angústia pra muitos, mas para nós é a retomada da história, do pertencimento da comunidade. Como é bom ver famílias e candidatos aqui presentes”, disse.
Oportunidades para quem não foi aprovado
Para quem não foi aprovado, o reitor lembrou que ainda haverá a lista de espera para chamada oral e vagas complementares. No total, a UFSM oferece mais de 16 formas de ingresso, promovendo a diversidade no processo.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2025/02/GUSTAVO-DAMASCENA-4-of-16.jpg)
“Nossa intenção é, no dia 10 de março, estar aqui com os novos estudantes, que estarão em uma das melhores universidades do nosso país. Contem com essa Universidade acolhedora, com assistência estudantil diferenciada, uma das melhores do país”, enfatizou Schuch, acrescentando que a jornada em busca do conhecimento é transformadora tanto para a Instituição quanto para as comunidades envolvidas.
Leitura dos nomes
Antes da leitura do listão, foi aberto o lacre da maleta com as listagens. A leitura dos nomes foi realizada a partir das 11h20 por Débora Flores, produtora nas rádios da Universidade, Luísa Peixoto, assessora de comunicação da Prograd, e pelo radialista Gian Noal.
Houve transmissão ao vivo pela UniFM 107.9 e Universidade 800 AM, bem como no canal da Prograd no Youtube.
“A UFSM está muito presente em nossa família”
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2025/02/GUSTAVO-DAMASCENA-5-of-16.jpg)
Quando Fernanda Machado Mello, 37 anos, escutou o nome do irmão, Antônio Machado Mello, 19, entre os aprovados do curso de Agronomia, a emoção foi grande.
Os irmãos são naturais de Formigueiro, município próximo à Santa Maria, e sua família possui uma longa relação com a UFSM.
”Eu vim de surpresa e consegui uma felicidade sem tamanho. Meu irmão fez o curso técnico em Agropecuária, então já gosta muito da área, […] a gente cresceu escutando sobre a importância da educação, e a UFSM está muito presente em nossa família”, conta Fernanda com um sorriso no rosto.
Artur Camera Segat, 17 anos, comemorou, ao lado da mãe, Taciana Camera Segat, ambos de Santa Maria, a aprovação no curso de Engenharia da Computação.
O estudante, que completou o ensino médio no Colégio Politécnico, conta sobre a expectativa para o início dessa nova trajetória:
”eu sempre quis fazer esse curso. Meus pais fizeram a graduação aqui, então a UFSM sempre foi a minha opção”, comenta o recém aprovado. A felicidade também se estendeu à mãe de Artur, Taciana, que é professora no Centro de Educação na UFSM e reforça o orgulho diante da aprovação do filho.
“Eu fico muito feliz porque acredito na Universidade. É uma alegria ver ele entrando aqui e concretizando uma trajetória que ele tem tanta certeza que quer criar”, afirma.
“Estou bastante ansioso para começar”
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2025/02/GUSTAVO-DAMASCENA-10-of-16.jpg)
Lorenzo Frizon Auler, 18 anos, é natural de Santa Maria e celebrou a aprovação no curso de Medicina. Lorenzo, que também finalizou o ensino médio no Colégio Politécnico, conta que havia realizado o Vestibular anteriormente apenas como ”treineiro” e se surpreendeu com aprovação em sua primeira tentativa oficial.
”Eu estava bastante preocupado com a concorrência, estudei bastante, mas fico aliviado que deu tudo certo. Estou bastante ansioso para começar”.
Gabriel de Assis Barbosa, 21 anos, natural de Pirapora, Minas Gerais, esteve entre os aprovados no curso de Ciências da Computação pela cota Ensino Médio em Escola Pública – Baixa Renda – Preto, Pardo e Indígena (PPI). O estudante conta que cursou um semestre de Psicologia na UFSM em 2024, porém decidiu mudar sua trajetória por meio do Vestibular.
”Eu sempre gostei de informática e resolvi seguir nessa área. Eu estou sem acreditar, mas sinto que vou ser feliz de verdade com esse curso”, revela o estudante.
Mais informações sobre o Vestibular 2025 e outras formas de ingresso na UFSM podem ser conferidas em www.ufsm.br/estude-na-ufsm.
(Com reportagem de Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias, e fotos de Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias. Edição de Ricardo Bonfanti)