Operação foi realizada de forma discreta nesta quarta-feira
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Quatro criminosos que estavam encarcerados na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) foram transferidos para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) nesta quarta-feira (12). Conforme o Paralelo 29 apurou, a transferência ocorreu pela manhã, sem alardes.
De acordo com uma fonte do Paralelo 29, os quatro presos transferidos são considerados “os cabeças do crime em Santa Maria”.
Os quatro já haviam sido transferidos no ano passado, quando houve uma onda de assassinatos no município. A fonte não informou quando ocorreu a transferência anterior.
EXCLUSIVO: Revólver é encontrado nos fundos da Pesm e acende novo alerta no sistema penitenciário
Em 2023, 63 presos foram transferidos
Em 16 de maio de 2023, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) realizou uma das maiores operações de transferência de detentos de Santa Maria.
Na ocasião, uma força-tarefa com 120 policiais militares e 80 agentes penitenciários foi montada para colocar em prática a transferência de 63 presos da Pesm.
Na época, o destino dos detentos não foi revelado. Possivelmente, eles tenham sido enviados para mais de um estabelecimento em cidades diferentes.
Em 6 horas de revista, Polícia Civil apreende drogas, celulares, carregadores e estoque na Pesm
Remanejamento interno
Ainda naquela operação, houve revista em todas as celas, com apreensoes de facas, de uma pequena quantidade de maconha e de um celular.
A transferência possibilitou um remanejamento interno dos presos que permaneceram na penitenciária.