Mais de 120 mil cadastros foram pagos dentro do prazo legal, dos quais 75% em cota única, representando 72% de adimplência
A Prefeitura de Santa Maria já arrecadou quase R$ 50 milhões dos R$ 103,8 milhões previstos para 2025 do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A arrecadação inclui outros dois tributos – Taxa de Coleta de Lixo de Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) – que são cobrados juntamente com o IPTU.
Os dados são da Secretaria da Fazenda, considerando os pagamentos realizados até 10 de fevereiro, data de vencimento da cota única e da primeira parcela, e foram divulgados nessa quinta-feira (13), após a contabilização.
No total, segundo a Prefeitura de Santa Maria, foram lançadas cobranças para 168.356 cadastros de imóveis urbanos. As guias foram remetidas aos Correios na segunda quinzena de dezembro para entrega aos proprietários.
De acordo com a Fazenda, até as 23h59min do dia 10 de fevereiro, segunda-feira, 120.858 cadastros de IPTU foram pagos, resultando na arrecadação de R$ 47,7 milhões, incluindo as taxas de coleta de lixo (destinada à cobertura dos gastos com coleta de lixo) e de iluminação pública (no caso de imóveis baldios). O valor pago é correspondente a 72% do total.
Inadiplência é de 28%
Dos cadastros pagos em dia, 90.531 (75% dos adimplentes) foram quitados na modalidade cota única, dos quais 1100 contribuíram para a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e para o Programa de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp).
Já 30.327 cadastros (25% dos adimplentes) optaram pelo pagamento parcelado, quitando a 1ª parcela. A inadimplência – cadastros que não foram pagos – está estimada em cerca de 28%.
Aqueles que ainda não pagaram podem emitir as guias parceladas no site da Prefeitura. Também é possível solicitar pelo e-mail iptu@santamaria.rs.gov.br ou ir até a Central de Atendimento ao Cidadão no 1º andar do Centro Administrativo Municipal, sede da Prefeitura, acesso pela Praça Aristides Miranda Brun (calçadão) da Rua Doutor Pantaleão), de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.
IPTU 2025 | QUANTITATIVOS
Dados de até 23h59min do dia 10 de fevereiro de 2025. Fonte: Superintendência de Receitas da Secretaria da Fazenda
• Total de cadastros: 168.356
• Cadastros adimplentes: 120.858 (72% do total)
• Cadastros que pagaram em Cota Única: 90.531 (75% dos adimplentes)
• Cadastros que pagaram a 1ª parcela: 30.327 (25% dos adimplentes)
• Cadastros que destinaram o tributo para a LIC ou Proesp: 1100
• Cadastros inadimplentes: 47.498 (28% do total)
• Total de lançamentos: R$ 103.360.997,03*
• Total pago até 10/02/25: R$ 47.746.523,89*
*Valor inclui também a Taxa de Coleta de Lixo e Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), tributos inclusos na guia
IPTU 2025 | VENCIMENTOS
• 2ª Parcela: 10/03/2025
• 3ª Parcela: 10/04/2025
• 4ª Parcela: 12/05/2025
• 5ª Parcela: 10/06/2025
• 6ª Parcela: 10/07/2025
• 7ª Parcela: 11/08/2025
• 8ª Parcela: 10/09/2025
• 9ª Parcela: 10/10/2025
• 10ª Parcela: 10/11/2025
• 11ª Parcela: 10/12/2025
IPTU 2025 | SERVIÇO
• Acesse o serviço online para emitir a guia digital do IPTU 2025; confira as instruções aqui.
• Telefone: (55) 3174-1502, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
• E-mail: iptu@santamaria.rs.gov.br
• Atendimento presencial: Central de Atendimento ao Cidadão no 1º andar do Centro Administrativo Municipal, acesso pela Praça Aristides Miranda Brun (calçada da Rua Doutor Pantaleão), de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.
(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)