Paralelo 29

Rede municipal: 20 mil estudantes são recepcionados no início das aulas em 2025

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Veículo da Ronda Escolar foi apresentado a alunos e servidores da educação na manhã desta segunda-feira (24).

CONFIRA aqui uma galeria de fotos da abertura do ano letivo de 2025.

JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

Cerca de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) foram recepcionados nesta segunda-feira (24) nas escolas para o início do ano letivo 2025. Um ato para marcar o começo das atividades ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ione Parcianello, no Bairro Tomazetti, com a recepção de alunos e servidores da Educação.

“O estudo mudou a minha vida. A minha e a dos meus irmãos, pois nossos pais optaram por nos mudarmos de Uruguaiana para Santa Maria por causa das opções de ensino público. E isso fez total diferença para a nossa família. Espero que vocês aproveitem essa oportunidade, de acesso à educação pública de qualidade. Temos, hoje, a possibilidade de ter na palma da mão o mundo, a partir de dispositivos como tablets e celulares, mas é um mundo virtual. É importante a tecnologia, sim, como ferramenta de aprendizado, mas não esqueçam de viver o mundo real. Sucesso neste ano de 2025! E que no final do ano, possamos comemorar muitas conquistas”, pontuou o prefeito Rodrigo Decimo.

A vice-prefeita Lúcia Madruga, que também acompanhou a solenidade de começo do ano letivo, reforçou aos alunos a importância de estar completamente presente na escola e de estarem atentos às pessoas que os rodeiam.

“Para que vocês cresçam e se desenvolvam, para chegar ao conhecimento, se inspirem nestes professores que aqui estão, nos servidores da Educação, nestas pessoas que correm para fazer as coisas acontecerem por vocês. Não busquem inspiração em alguém que está no celular de vocês, alguém que vocês só conhecem pela internet, olhem para as pessoas que estão ao redor, que estão próximas de vocês. Elas são inspiradoras”, salientou Lúcia.

A secretária de Educação, Gisele Bauer, destacou que toda a RME se preparou com carinho e esmero para o início do ano letivo de 2025.

“É por vocês que nos preparamos para o início de mais um ano letivo. Muitas mãos trabalharam para a escola, para preparar o início das atividades, para cuidar dos professores e servidores da Educação, e para que tudo estivesse funcionando neste dia. Então muito obrigada pela presença de vocês nas nossas vidas. Que seja um dia de reencontro, um dia de alegria, um dia de firmarmos os propósitos com a aprendizagem e com o conhecimento”, assinala Gisele.

SEGURANÇA

Durante o ato de começo das atividades letivas 2025, foi apresentada aos alunos e aos servidores da Educação a viatura da “Ronda escolar”, a ser feita pela Guarda Municipal. O veículo será utilizado para patrulha nas escolas, como forma de aumentar a segurança da comunidade escolar e no entorno das edificações. Além disso, caso considerem necessário, as equipes diretivas poderão acionar a Guarda Municipal para que a viatura vá até a escola, com foco em ampliar a segurança de alunos e servidores.

Este trabalho é ampliação e continuidade de serviço que a Guarda Municipal já fez em anos anteriores. Porém, agora há um veículo específico para este serviço.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME)
São 86 escolas:
– 55 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
– 29 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
– Entre EMEFs e EMEIs, 10 são escolas rurais ou do campo
– Uma é Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
– Uma é Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet)

Mais de 20 mil alunos atendidos:
– 6 mil na Educação Infantil
– 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 600 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Mais de 2 mil servidores*:
– 1.734 professores
– 257 servidores públicos
– 300 terceirizados
*Dados referentes a janeiro de 2025

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn